Califórnia (EUA) exigirá carros autônomos 0 emissão a partir de 2030

carros autônomos deverão ser 0 emissão em 2030 na Califórnia
carros autônomos deverão ser 0 emissão em 2030 na Califórnia (Foto: Ford)

No último dia 23, o governador do estado da Califórnia aprovou o projeto que determina a proibição de carros autônomos movidos à gás dentro do estado a partir de 2030. Essa, bem como outras leis, são parte de um projeto de controlar as emissões de gases poluentes e causadores do efeito estufa. Veja detalhes!

carros autônomos deverão ser 0 emissão em 2030 na Califórnia
carros autônomos deverão ser 0 emissão em 2030 na Califórnia (Foto: Ford)

Carros autônomos a partir de 2030 deverão ser 0 emissão

A lei que proíbe a circulação de carros autônomos movidos a gás na Califórnia a partir do ano de 2030 foi aprovada no último dia 23 de setembro, pelo governador do estado, Gavin Newsom. Anterior à última medida aprovada, o político já foi a favor de outros projetos que também visam a redução de emissão de poluentes na atmosfera.

Entre as medidas está a proibição de vendas de veículos a combustão no estado a partir de 2035, bem como caminhões e vans, que agora possuem o prazo de ser zero emissão até 2045.

As medidas ganharam força após estudos analisarem que com a popularização dos carros autônomos, os modelos acarretariam em uma nova fase de poluição atmosférica no estado.

Por lá, as principais empresas que dominam o setor de carros autônomos são a Alphabet’s Waymo e GM.

Além delas, mais de outras 50 entidades possuem autorização para realizar testes com carros autônomos no estado, já que o lugar considerado mais promissor para a popularização dos mesmos no país.

Para método de análise, foi constatado que somente em 2020, os veículos autônomos do estado circularam juntos 1,99 milhão de milhas, o que representa cerca de 3,2 milhões de quilômetros.

Ou seja, com a autorização para o início de circulação dos carros autônomos após o fim dos testes, a previsão é que a frota só aumente, ocasionando ainda mais a poluição proveniente do combustível a gás.

carros autônomos deverão ser 0 emissão em 2030 na Califórnia
Tesla está entre as maiores empresas de autônomos e elétricos (Foto: Pixabay)

Estados Unidos segue firma para disseminar os carros elétricos

É importante destacar que a Califórnia é um dos nichos mais fortes do país para a venda de veículos híbridos e elétricos, bem como outros estados da costa do oceano Pacífico.

No entanto, a previsão é de que o cenário mude. Isso porque o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou no início de agosto, um plano para que a frota de elétricos cresça exponencialmente nas terras norte-americanas até 2030.

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

Segundo o plano de Biden, até a data estipulada, a frota de elétricos deve representar cerca de 50% da frota total do país. Hoje, esse percentual é de 2,5% do total da frota de veículos.

Por lá, as dificuldades encontradas são bem semelhantes com as que vemos por aqui, os altos preços para adquirir um carro elétrico e a baixa infraestrutura para pontos de carregamento.

Entre as empresas que dominam o mercado de elétricos no país estão a Tesla, GM graças ao Bolt EV, e a Ford.

A empresa líder no segmento é a Tesla, mas o cenário pode mudar devido aos acidentes que envolveram os carros autônomos e elétricos nos últimos tempos, o que acarretou na queda de vendas de veículos da empresa de Elon Musk.

carros autônomos deverão ser 0 emissão em 2030 na Califórnia
Carros elétricos deverão ser 50% da frota em 2030 (Foto: Pixabay)

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo, e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar