Veja calendário e valores do licenciamento 2023 em Sergipe

Detran divulga o calendário com as datas de vencimento da taxa do licenciamento 2023 em Sergipe; saiba quando os boletos vencem

O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran-SE) divulgou o calendário com as datas de vencimento da taxa do licenciamento 2023 para os veículos registrados no Estado. O pagamento antecipado, que dá direito a desconto no Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores do próximo exercício, o IPVA 2023, vence no final do mês de março.

Saiba como efetivar o licenciamento 2023 em Sergipe

Boletos do licenciamento 2023 em Sergipe começam a vencer no fim de março (Foto: Marcos Rodrigues/Governo de Sergipe)

O valor da taxa anual de licenciamento em Sergipe é de R$ 147,48, independentemente da marca, modelo ou ano de fabricação do veículo.

Para o licenciamento 2023 em Sergipe, o proprietário de veículo terá até o dia 31 de março para pagar a cota única com desconto, juntamente com o IPVA SE 2023. O pagamento sem desconto será iniciado com as placas finais 1 e 2 no dia 28 de abril, terminando com as placas final 0 em 30 de novembro. 

Existe ainda a possibilidade de aguardar o mês correspondente ao final de placa para o pagamento do valor integral do Licenciamento Anual 2022 (sem desconto no IPVA), seguindo a tabela. Nessa modalidade também é possível parcelar via cartão de crédito.

Confira o calendário:

(Foto: Divulgação/Sefaz-SE)

O passo inicial para a regularização do licenciamento 2023 em Sergipe é a quitação de todos os tributos relacionados ao veículo – além da taxa de licenciamento, o IPVA SE 2023 e as multas de trânsito, se houver. 

Para o pagamento da taxa de licenciamento será possível emitir o Documento Único de Arrecadação (DUA) somente a partir de janeiro, pelo site do Detran-SE. O pagamento pode ser feito na rede bancária conveniada: Banco do Brasil, Bradesco, Bancoob, Itaú, Rendimento, Santander e Sicredi.

Somente após a confirmação e registro do pagamento de todos os tributos será possível, para o proprietário de veículo, emitir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo digital (CRLV-e), documento de porte obrigatório para a circulação no sistema viário.

Lembre-se de que a falta de licenciamento pode gerar outros prejuízos ao proprietário do veículo. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a falta de pagamento do tributo é infração gravíssima, passível de multa de R$ 293,47 e mais sete pontos na CNH. Além disso, o carro será retido até que os débitos do veículo sejam regularizados.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile