Calculadora gratuita ajuda prever gastos com IPVA

Calculadora gratuita
A Zapay lançou uma calculadora gratuita e online para ajudar os contribuintes a calcular o preço do IPVA de seu veículo (Foto: Pixabay.com)

Muitas pessoas já estão se organizando para começar a pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Alguns estados já divulgaram os calendários de pagamento, inclusive. Mas você sabe como calcular o valor corretamente? Não? Talvez a calculadora gratuita lançada agora em dezembro pela Zapay pode te ajudar nesta missão. Saiba mais!

O tributo é um dos mais importantes quando o assunto é automóveis. Sem o pagamento dele, os contribuintes não conseguem fazer o licenciamento do carro, por exemplo. Além disso, eles estão sujeitos a outras penalidades (juros e multas). As Secretarias da Fazenda estaduais usam a alíquota estadual e o preço de mercado de veículos para calcular o valor.

Foto: Pixabay.com

Calculadora gratuita ajuda prever gastos com IPVA

E é justamente por conta deste cálculo que a ferramenta digital da Zapay pode ser bastante útil para muitos motoristas. De acordo com a empresa, o objetivo da calculadora gratuita é ajudar os motoristas a saberem quanto eles irão pagar de IPVA no próximo ano e fazer com que os mesmos consigam fazer um planejamento financeiro. Você pode acessá-la por meio deste link.

Calculadora gratuita
Foto: Divulgação/Zapay)

E para descobrir os valores é bastante simples. Ao entrar na página inicial, você só precisa cadastrar seu e-mail e a placa do veículo. Depois, é só aguardar o resultado (que será enviado no e-mail cadastrado).

“Queremos possibilitar que o proprietário do veículo tenha uma ideia de quanto vai ter que pagar em 2022 no seu imposto e que isso possa colaborar com o seu planejamento financeiro. O parcelamento dos débitos também é outra facilidade que beneficia o proprietário. A Zapay nasceu para revolucionar a forma como as pessoas pagam seus débitos veiculares, oferecendo um serviço rápido, prático e seguro, com objetivo de facilitar a rotina do condutor. Nosso objetivo é fazer com que cada vez mais motoristas consigam, de forma digital e na palma da mão, pagar seus débitos e simplificar suas vidas”, destaca Victor Mahon, diretor de Negócios da Zapay, em comunicado

Calculadora gratuita
Foto: Pixabay.com

A empresa ainda oferece soluções para quem possui débitos do seu veículo. Você também pode fazer esta conta do preço do IPVA manualmente. No caso, será usada a  alíquota de seu estado e o preço de mercado (Tabela Fipe) do veículo no último mês de setembro. Com estes dados em mãos, é só multiplicar os dois valores e dividir por 100. Pronto! Você já tem o resultado de quanto irá pagar. 

IPVA mais caro?

Calculadora gratuita
Foto: Pixabay.com

Os valores ainda não foram divulgados. Mas existe uma certa apreensão, visto que o valor do IPVA pode ser maior. Como vimos acima, o governo usa como base o valor de mercado dos carros. E tanto carros novos quanto usados sofreram bastante reajustes ao longo do ano. E estes aumentos possuem vários motivos. Só que dois se destacam mais: a alta do dólar e a crise dos semicondutores.

O dólar mais alto, por exemplo influência na compra de peças por parte das montadoras. Já a falta deste componente eletrônico prejudicou a produção e o abastecimento do estoque de carros 0km. Com isso, muitas pessoas passaram a procurar carros seminovos e usados. E esta alta procura fez com que os preços dos mesmos inflacionarem.

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

De acordo com dados da Kelley Blue Book Brasil, os preços dos carros seminovos tiveram uma variação média acumulada de 11,12% entre janeiro e setembro. Enquanto isso, contando carros usados, esta variação média acumulada foi de 16,88%. Uma boa notícia é que os estados estão oferecendo a oportunidade dos contribuintes parcelarem o IPVA 2022. Em São Paulo, por exemplo, eles podem pagar em até cinco vezes.

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar