Calculadora gratuita ajuda prever gastos com IPVA

Você sabe como calcular o valor do IPVA? Não? Talvez a calculadora gratuita lançada agora em dezembro pela Zapay pode te ajudar nesta missão.

Muitas pessoas já estão se organizando para começar a pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Alguns estados já divulgaram os calendários de pagamento, inclusive. Mas você sabe como calcular o valor corretamente? Não? Talvez a calculadora gratuita lançada agora em dezembro pela Zapay pode te ajudar nesta missão. Saiba mais!

O tributo é um dos mais importantes quando o assunto é automóveis. Sem o pagamento dele, os contribuintes não conseguem fazer o licenciamento do carro, por exemplo. Além disso, eles estão sujeitos a outras penalidades (juros e multas). As Secretarias da Fazenda estaduais usam a alíquota estadual e o preço de mercado de veículos para calcular o valor.

Foto: Pixabay.com

Calculadora gratuita ajuda prever gastos com IPVA

E é justamente por conta deste cálculo que a ferramenta digital da Zapay pode ser bastante útil para muitos motoristas. De acordo com a empresa, o objetivo da calculadora gratuita é ajudar os motoristas a saberem quanto eles irão pagar de IPVA no próximo ano e fazer com que os mesmos consigam fazer um planejamento financeiro. Você pode acessá-la por meio deste link.

Calculadora gratuita

Foto: Divulgação/Zapay)

E para descobrir os valores é bastante simples. Ao entrar na página inicial, você só precisa cadastrar seu e-mail e a placa do veículo. Depois, é só aguardar o resultado (que será enviado no e-mail cadastrado).

“Queremos possibilitar que o proprietário do veículo tenha uma ideia de quanto vai ter que pagar em 2022 no seu imposto e que isso possa colaborar com o seu planejamento financeiro. O parcelamento dos débitos também é outra facilidade que beneficia o proprietário. A Zapay nasceu para revolucionar a forma como as pessoas pagam seus débitos veiculares, oferecendo um serviço rápido, prático e seguro, com objetivo de facilitar a rotina do condutor. Nosso objetivo é fazer com que cada vez mais motoristas consigam, de forma digital e na palma da mão, pagar seus débitos e simplificar suas vidas”, destaca Victor Mahon, diretor de Negócios da Zapay, em comunicado

Calculadora gratuita

Foto: Pixabay.com

A empresa ainda oferece soluções para quem possui débitos do seu veículo. Você também pode fazer esta conta do preço do IPVA manualmente. No caso, será usada a  alíquota de seu estado e o preço de mercado (Tabela Fipe) do veículo no último mês de setembro. Com estes dados em mãos, é só multiplicar os dois valores e dividir por 100. Pronto! Você já tem o resultado de quanto irá pagar. 

IPVA mais caro?

Calculadora gratuita

Foto: Pixabay.com

Os valores ainda não foram divulgados. Mas existe uma certa apreensão, visto que o valor do IPVA pode ser maior. Como vimos acima, o governo usa como base o valor de mercado dos carros. E tanto carros novos quanto usados sofreram bastante reajustes ao longo do ano. E estes aumentos possuem vários motivos. Só que dois se destacam mais: a alta do dólar e a crise dos semicondutores.

O dólar mais alto, por exemplo influência na compra de peças por parte das montadoras. Já a falta deste componente eletrônico prejudicou a produção e o abastecimento do estoque de carros 0km. Com isso, muitas pessoas passaram a procurar carros seminovos e usados. E esta alta procura fez com que os preços dos mesmos inflacionarem.

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

De acordo com dados da Kelley Blue Book Brasil, os preços dos carros seminovos tiveram uma variação média acumulada de 11,12% entre janeiro e setembro. Enquanto isso, contando carros usados, esta variação média acumulada foi de 16,88%. Uma boa notícia é que os estados estão oferecendo a oportunidade dos contribuintes parcelarem o IPVA 2022. Em São Paulo, por exemplo, eles podem pagar em até cinco vezes.

Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA