Cadeirinha de bebê para carro: melhores modelos para 2023

Mais do que uma obrigatoriedade exigida por lei, a Cadeirinha de bebê para carro evita consequências mais graves em casos de freadas bruscas ou colisões. 

Mais do que uma obrigatoriedade, a cadeirinha infantil evita que freadas bruscas ou acidentes machuquem os pequenos. Ocorre que muitos pais ainda não sabem qual o modelo de cadeirinha de bebê para carro ideal. Tudo bem, preparamos esse post justamente para ajudar a evitar quaisquer problemas, incluindo multas e pontos na carteira. 

Cadeirinha de bebê para carro é um acessório obrigatório para transporte de crianças. (Foto: Freepik)

O motivo pelo qual a cadeirinha de bebê para carro é importante

Um estudo da Fundação Mapfre revelou que no Brasil 32 crianças morrem no trânsito, para cada milhão de habitantes com idade de 0 a 14 anos. Muitas dessas mortes ocorrem pelo fato dessas crianças terem sido transportadas de forma inadequada, pois de acordo com o estudo, o uso correto da cadeirinha reduz entre 50% a 90% o risco de lesões graves em caso de colisão. 

As cadeirinhas não só asseguram a integridade física de bebês e crianças, mas também evitam multas e pontos na carteira. A resolução 277 do Contran define que crianças de até 7 anos e meio ou com altura de até 1,42 metros devem utilizar um dos modelos de cadeirinha para auto. Além disso, só podem ser transportadas no banco de trás.  

A legislação ainda classifica os assentos em grupos, de acordo com o peso, idade e estatura, ou seja, para cada um deles há um tipo diferente de cadeira. A falta da cadeirinha conforme esses fatores resulta em infração gravíssima, com perda de 7 pontos na carteira e multa de R$ 293,47. 

Os tipos de cadeirinha infantil para carros

Segundo a lei, crianças só podem ser transportadas nos seguintes assentos:

Bebê conforto – Grupo 0+, do nascimento até 13 kg

Em geral, só podem usar o bebê conforto recém nascidos e bebês até 13 quilos. Geralmente os meninos de até 17 meses e meninas até 31 meses de vida.  

Nessa fase, o acessório deve ser instalado obrigatoriamente nos bancos traseiros do carro, de costas para o movimento. A vantagem do bebê conforto é a possibilidade de utilizá-lo para transporte manual  em outras situações. 

Vale ressaltar que o bebê não deve ser carregado no colo mesmo pela mãe no banco traseiro. 

Bebê conforto deve ser usado para crianças de até 13 kg.
Foto: Divugalção/ Galzerano)

Cadeirinha – crianças com peso entre 13 kg a 25 kg ou até 4 anos. 

Atende a três divisões de crianças:

  • Grupo de massa 0+ – do nascimento até 13 kg
  • Grupo de massa 1 – de 9 kg a 18 kg 
  • Grupo de massa 2 – de 15 kg a 25 kg 

Existem diferentes modelos no mercado, com inúmeras características de conforto e segurança.  

Assento de elevação – de 9 kg até 36 kg

O assento de elevação é indicado para crianças maiores. Como o nome sugere, eleva a criança para esta possa usar o cinto de segurança do próprio carro, passando pelo ombro, peito e quadril.

Atende aos seguintes grupos:

  • Grupo de massa 1 – de 9 kg a 18 kg 
  • Grupo de massa 2 – de 15 kg a 25 kg 
  • Grupo de massa 3 – de 22 kg a 36 kg

Lembrando que se o seu filho tem mais de 7 anos e meio, mas não atingiu a altura de 1,45 m de altura, ele ainda precisa usar o assento de elevação. 

O assento de elevação é indicado para crianças de 8 a 36 kg. (Foto: Divulgação/ Burigotto)

 

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile