Cadê o carro que estava aqui? Essa é a nova estratégia da Ford para evitar falta de pagamento dos automóveis

De olho nos inadimplentes, Ford criou estratégia para garantir recebimento dos clientes. Medida seria válida para carros autônomos da marca.

A Ford inovou na execução de estratégias de ações com para impedir a inadimplência. Em outras palavras, a empresa norte-americana decidiu bloquear recursos dos carros autônomos em caso de não pagamento dos compromissos dos clientes. Porém, a medida planejada inicialmente para os Estados Unidos gerou repercussão negativa e foi anulada, pelo menos em caráter provisório.

Caso a ideia seja retomada para valer, veja o que pode acontecer com os automóveis autônomos de clientes ”caloteiros”, já que a empresa conseguiu patente legal para realização da medida.

Com tecnologia avançada, autômos da Ford podem inovar. (Foto: Divulgação/Ford).

Carros voltando para a Ford sozinhos?

Pois é. Por mais curioso que pareça, essa é uma das ideias da montadora em ocasiões de não pagamento. Com isso, o veículo autônomo seria programado para retornar a concessionária de origem, caso o dono não esteja em dia com as contas.

Essa seria uma das medidas previstas, mas só ocorreria em caso de desprezo pelas avisos prévios, como já conhecemos hoje em dia.

Outras ações menos severas

Em uma escala de atitudes tomadas pela montadora nesse contexto de inadimplência, algumas operações viriam antes da ”devolução obrigatória” do veículo.

O desligamento do ar-condicionado assim como outros itens do carro seria uma medida em ”estágio inicial”, para alertar o consumidor. Também poderiam ser afetados para dar um ”toque” no cliente complicado: vidros, rádio e GPS.

Em ocorrência da continuidade de não pagamento, até mesmo o motor poderia ser desligado, antes do retorno ao dono legal, neste caso, a Ford.

Má repercussão fez Ford recuar

Apesar de tudo isso estar pronto para ser programado, a opinião pública fez a marca interromper a ação. Não pegou bem a proposta arbitrária da empresa, muito criticada pela imprensa norte-americana.

Desde então, a Ford voltou atrás na decisão, porém, não descarta a implementação no futuro. Pedido ainda em 2021, o registro da patente foi concedido em fevereiro desse ano.

Ford Global lidera discussões sobre futuro de sistema de cobrança automotiva. (Foto: Divulgação/Ford).

Como se sairia essa medida no Brasil?

Apesar de viverem realidades diferentes, economica e culturalmente, e se essa medida da Ford em escala global chegasse ao Brasil?

Segundo o Serasa, principal entidade de controle aos cadastros da população economicamente ativa do país, em janeiro de 2023 mais de 70 milhões de brasileiros possuíam nome restrito. O índice aponta endividamento por várias razões, entre elas, financiamento.

Pressão de empresas por recebimento de dívidas tem ações discutidas a todo tempo. (Foto: Divulgação/Pressfoto-Freepik).

E você? É a favor ou contra a medidas como as criadas pela Ford? Compartilhe essa notícia em suas redes sociais e veja como pensam as pessoas.

Confira a sequência de lançamentos da Ford no segmento de picapes e utilitários no Canal do Garagem 360 no Youtube.

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

wpDiscuz
Sair da versão mobile