Cada vez mais pessoas tendem a comprar carros pela internet

Fiat é a marca automotiva mais anunciada em classificados online

Foi-se o tempo em que o brasileiro ia várias vezes até a concessionária para “namorar” o carro dos seus sonhos. Isso porque, de acordo com uma pesquisa feita pela Accenture, empresa global de consultoria de gestão, serviços de tecnologia e outsourcing, em janeiro deste ano, as pessoas tendem cada vez mais a comprar automóveis pela internet.

O estudo, realizado em 11 países com 13 mil motoristas, mostrou que 70% dos entrevistados inicia o processo de compra por meio da plataforma online, muito antes de entrar em uma loja, e que 78% visitam ao menos seis websites antes de fechar o negócio. Ainda pelos dados da pequisa, 15% dos consumidores consultados navegam em mais de 20 sites para conseguir as informação desejadas e 68% são favoráveis à possibilidade de conversar com um revendedor via chat para acelerar a negociação.

Levando em conta as informações obtidas, a conclusão da Accenture foi de que online ou offline, o processo de venda deve ser ágil para que os consumidores não decidam comprar em outro revendedor e o conteúdo do site deve ser variável para proporcionar experiências personalizadas. Além disso, a empresa constatou que as montadoras e as revendedoras precisam ser capazes de oferecer a possibilidade de soluções de compra completas e funcionais pela internet

Caio Ribeiro, diretor do MercadoLivre Classificados, área exclusiva do MercadoLivre para anúncio de veículos, imóveis e serviços, afirma que existem apenas pontos positivos ao comprar um veículo pela internet, e a praticidade é o principal deles. “É possível acessar a página de qualquer local e usando diferentes dispositivos, como computador, tablet ou smartphone”, afirma.

MercadoLivre Classificados (Foto: Reprodução)

Porém, o executivo garante que algumas dicas devem ser seguidas antes de se fechar o negócio: “Pedir o laudo do carro, conhecer o vendedor, checar a documentação e verificar a existência de multas ou débitos são pontos importantes e que devem ser levados em conta sempre”.

Para ele, com a plataforma online, o mercado automotivo tende a crescer cada vez mais. “No nosso caso, só no primeiro trimestre deste ano tivemos um aumento expressivo, de 38%, no número de anúncios em comparação com o mesmo período de 2014, e esperamos continuar ascendendo. Para isso, até estamos fazendo algumas ações interessantes, como o 1º Feirão de Veículos do MercadoLivre, que ocorreu em março”, acrescenta.

Manoel Medeiros, de 45 anos, operador logístico da Mercedes-Benz, já comprou cinco carros pela internet. Segundo ele, este tipo de aquisição é vantajosa, já que é possível encontrar diversas marcas em um mesmo site. “Fora isso, posso voltar à página quantas vezes eu quiser e ainda tenho a facilidade de acessar o conteúdo de várias maneiras”, comenta.

E o experiente comprador, que mora em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, ainda dá alguns conselhos para quem deseja adquirir um carro desta forma: “É preciso procurar sites confiáveis, tirar todas as dúvidas e fazer, pelo menos, uma visita ao vendedor para ver o automóvel”.

Mas há quem diga que comprar automóveis em sites não é muito seguro. O aposentado Francisco de Oliveira, de 72 anos, residente em São Caetano do Sul, também na Grande São Paulo, enfrentou problemas ao obter pela internet um carro com peças que não eram originais. “Prefiro ir até uma loja física, acho mais seguro e, lá, imediatamente posso fazer o test-drive”, diz.

Carros mais anunciados

Levantamento realizado pela BigData Corp neste ano indicou que a Fiat é a marca automotiva mais anunciada em classificados online. A empresa lidera o ranking com 890 mil anúncios e está à frente de Volkswagen (665 mil), Chevrolet (522 mil) e Ford (481 mil). Segundo a empresa, o Palio é o modelo que tem mais ofertas divulgadas (134 mil). Outros automóveis bastante ofertados são o Chevrolet Celta (95 mil) e Fiat Uno (85 mil).

O estudo também verificou o ano dos modelos mais anunciados na internet. Dentre eles, a maior incidência foi de veículos produzidos em 2011, com 511 mil anúncios, deixando para trás os anos 2012, 2010 e 2008, que variam entre 400 e 500 mil. Por fim, quanto à cor dos carros, a predominância foi da prata, com 1,5 milhão de ofertas. Depois vêm as cores preta (1 milhão), branca (500 mil) e cinza (480 mil).

Fiat Palio é o carro mais anunciado na internet (Foto: Divulgação)

Dicas para não se dar mal fazendo compras online

1. Opte por comprar em lojas conhecidas, indicadas por parentes ou amigos. O site Reclame Aqui também é uma ótima fonte de informação sobre empresas que vendem e prestam serviços pela internet.

2. Normalmente, as lojas virtuais têm no seu endereço o prefixo “https://”.  Esse “s” é um indicador de segurança do site, que significa autenticidade na rede e garante compras mais confiáveis.

3. Verifique se a empresa possui CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), contato telefônico ou endereço físico. Em caso de dúvida, confirme esses dados no site da Receita Federal ou entre em contato com o SAC da empresa,  geralmente disponível no próprio site da loja.

5. Desconfie quando o preço do produto é muito menor do que o da concorrência.

Fonte: Thiago Ramaciotti, gerente de tecnologia e autor do blog Infomania

Escrito por

Talita Morais

wpDiscuz
Sair da versão mobile