A cada 13 minutos, uma pessoa morre no trânsito brasileiro

No dia 19 de novembro comemora-se o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidente de Trânsito. De acordo com dados da ONU (Organização das Nações Unidas), no Brasil, 39 mil pessoas morrem em acidentes de trânsito anualmente. Isso significa um óbito a cada 13 minutos.

LEIA MAIS: 40 mil pessoas morrem por ano no trânsito do Brasil; confira os carros mais seguros para rodar no País
Carros para sobreviver a um apocalipse zumbi

Desde 2005, a ONU instituiu o terceiro domingo do mês de novembro como lembrete às pessoas que morreram no trânsito. Dos acidentes, 70% das vítimas fatais estavam em carros ou motocicletas, 22% eram pedestres e 8% ocupavam bicicletas, caminhões e ônibus.

Pensando nisso, algumas iniciativas foram tomadas no Brasil, com o objetivo de mudar essas realidade. A primeira delas foi quanto ao uso do celular ao dirigir, que passou a ser considerada falta gravíssima aos motoristas. Aumentou, também, a punição aos condutores que forem flagrados com álcool e drogas no organismo, seja por teste de bafômetro ou ao se negar a fazer o exame para verificação.

Outra medida adotada foi a inclusão de simuladores durante as aulas para obtenção de CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Segundo o Centro de Formação de Condutores de Belo Horizonte (Minas Gerais), aumentou em 27% o índice de aprovação entre os alunos.

Plataformas digitais pedagógicas também foram incorporadas durante a formação, treinamento, capacitação e aprimoramento dos condutores.

Abaixo, confira a lista dos carros mais seguros do mundo, que podem fazer a diferença em um acidente de trânsito:

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar