Caçamba da nova Montana será ‘porta-malas gigante’; entenda

A nova Montana, picape da Chevrolet que irá estrear em 2023, contará com inédito sistema de vedação na área de carga; saiba como vai funcionar

A nova Montana, picape de porte intermediário da Chevrolet prevista para chegar às concessionárias da marca em 2023, contará com um sistema especial de vedação da cobertura da caçamba que irá permitir a utilização da área de carga como um porta-malas gigante.

A caçamba da nova Montana também vai inovar nas dimensões, “com uma relação entre altura, largura e comprimento que permite acomodar os itens mais relevantes para o consumidor”, segundo informa a Chevrolet, em comunicado à imprensa:

“Essas medidas consideram a volumetria de itens que o atual perfil do público de picapes urbanas costuma transportar no dia a dia, seja para o lazer ou para o trabalho.”

Nova Montana aposta em caçamba e cabine para bater a concorrência

Nova Montana (Foto: Divulgação/GM)

A futura picape intermediária da Chevrolet está em fase final de desenvolvimento e irá competir com modelos de estrutura monobloco, como Fiat Toro e Renault Oroch. A nova Montana prioriza o conforto para o motorista e passageiros, ampliando o seu espaço interno. Ainda em relação à caçamba, o comunicado afirma: 

“Vai surpreender ainda na quantidade de acessórios exclusivos para melhor distribuição e acomodação dos mais variados tipos de carga. Além disso, a tampa da caçamba conta com sistema de amortecimento para a abertura.”

GM promete maior espaço interno com Chevrolet Montana (Imagem: Divulgação/GM)

Os projetistas da General Motors, detentora da marca Chevrolet, inovaram nas proporções da nova picape. O uso de materiais mais leves e resistentes para a carroceria dispensam a necessidade de um motor muito grande para empurrar o veículo. Isso permitiu aumentar a área destinada à cabine sem abrir mão de um amplo volume para carga, conforme explica Gustavo Machado, gerente de Marketing de Produto da Chevrolet:

“A nova Montana vai estrear um conceito inovador de picape urbana. Em relação as proporções da carroceria, por exemplo, ela conta com melhor aproveitamento do espaço da cabine e uma caçamba muito mais inteligente e flexível. Até porque, em muitos casos, as picapes estão ocupando o posto de carro da família.”

A nova Montana será produzida na fábrica da GM em São Caetano do Sul (SP) e será o próximo integrante da família de veículos global da Chevrolet, já composta pelas atuais gerações de Onix, Onix Plus e Tracker. O utilitário contará com um novo sistema de conectividade, que será capaz de receber atualizações remotas de software inerentes à arquitetura eletrônica da picape e de aplicativos nativos à central multimídia.

Nova Montana prossegue em desenvolvimento (Foto: Divulgação/GM)

A picape da Chevrolet chega para disputar um segmento de mercado dominado, nos últimos anos, pela Fiat Toro, que supera em vendas as picapes médias tradicionais (como Hilux e S10). Confira a seguir o volume de vendas das picapes porte compacto-médio e de porte médio no Brasil em 2022.

Vendas de picapes médias no Brasil em 2022 (acumulado até outubro):

  1. Fiat Toro – 41.800
  2. Toyota Hilux – 38.010
  3. Chevrolet S10 – 22.350
  4. Mitsubishi L200 – 12.991
  5. Ford Ranger – 11.424
  6. Renault Oroch – 9.420
  7. Nissan Frontier – 6.616
  8. VW Amarok – 4.351

Fonte: Fenabrave

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile