BZ3: uma versão 100% elétrica e mais tecnológica do Corolla convencional
A Toyota utilizou o palco do Salão de Xangai para apresentar a nova versão do BZ3, uma espécie de Corolla eletrificado. Veja os detalhes.
A Toyota utilizou o palco do Salão do Automóvel de Xangai, na China para apresentar ao mundo a nova versão do BZ3, uma espécie de Corolla eletrificado. Veja os detalhes.
Novo BZ3 prestigiado na China
Ao se falar em sedã da Toyota, a referência máxima que temos por aqui é a do Corolla.
Nesse sentido, ao acompanhar as movimentações da montadora japonesa no Salão do Automóvel de Xangai, na China, um modelo chamou a atenção do brasileiro: o novo BZ3.
O sedã 100% elétrico vem sendo tratado como o veículo mais relevante da montadora nesse segmento por lá, causando a comparação imediata com o Corolla que conhecemos.
O tratamento especial dado ao BZ3, no entanto, já vem rendendo frutos já que o modelo recebeu um grande número de reservas para a versão elétrica lançada nesta terça-feira (18) durante a abertura do Salão do Automóvel de Xangai.
Detalhes do Toyota BZ3
O novo BZ3 100% elétrico já está sendo produzido para o mercado chinês desde março na fábrica da montadora em Tianjin.
O modelo é baseado na plataforma e-TNGA da marca e possui bateria LFP Blade da BYD, além de motor elétrico da Fudi Motor, subsidiária da montadora chinesa.
Segundo a fabricante, o tempo de recarga da bateria do modelo é de apenas 27 minutos para o percentual de 30 a 80%.
O Toyota BZ3 já à venda no mercado asiático está disponível em três versões: Elite Pro, Long Range Pro e Long Range Premium.
A versão de entrada Elite Pro possui motor de 130 kW de potência (177 cv) com alcance de 517 km por R$ 122 mil aproximadamente.
Enquanto isso, as versões Longe Range Pro e Premium possuem motor com 180 kW (244 cv) e 616 km de alcance por R$ 136 mil e R$ 143 mil, respectivamente.
No entanto, não está nos planos da Toyota trazer o BZ3 elétrico para o Brasil neste momento.
Recentemente, a montadora japonesa registrou a quinta geração do modelo híbrido mais tradicional da marca no Brasil, o Prius.
Dessa forma, é possível entender que para o mercado de veículos elétricos, o planejamento da Toyota para o país não engloba estratégias utilizadas em outras regiões do planeta.
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.