BYD tem SUV elétrico que surpreende, mas que não pode ser vendido no Brasil
SUV elétrico da BYD: saiba os principais detalhes desse modelo e confira os motivos pelos quais ele não pode ser vendido em solo brasileiro
O portfólio da BYD é recheado de bons SUVs. Um deles é o U8, que é vendido no exterior, mas não pode ser comercializado por aqui. Por quê? Logo abaixo, o Garagem360 explica esse bloqueio. Acompanhe!
Entenda os motivos pelos quais o BYD U8 não pode ser comercializado no Brasil
-
O BYD Yangwang U8 é um SUV grande e consegue girar 360° no próprio eixo. Essas características fizeram com que o modelo chinês empolgasse a indústria automotiva, especialmente no Brasil;
-
Porém, o veículo da BYD não poderia ser homologado como um carro leve. Isso porque, o carro ultrapassa o Peso Bruto Total (PBT) da legislação brasileira.
Leia também:
Descubra o peso do BYD U8
O SUV tem um peso de ordem de marcha de 3.460 kg. Essa medida fica ainda maior quando somamos a carga útil. Isto é: a capacidade máxima de peso para o transporte de passageiros e bagagens. Com isso, no mercado asiático, o total passa a ser 3.985 kg.
Em terras tupiniquins, o Garagem360 destaca que o limite máximo de peso para homologação de automóveis e comerciais leves é de 3.500 kg. Logo, ele não poderia ser homologado por aqui.
Os detalhes da homologação veícular no Brasil estão descritos na Portaria n° 63/2009 da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).
Qual seria a solução para o BYD U8 ser vendido no Brasil?
Para ter a sua venda autorizada, o modelo chinês teria que ser comercializado como um micro-ônibus ou van. Isso prejudicaria a performance de vendas da BYD, uma vez que somente condutores com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tipo D poderiam dirigir o veículo.
BYD U8 não será vendido no Brasil
A fabricante chinesa pretende trazer apenas algumas unidades do seu SUV para o Brasil. A ideia é apresentá-lo em exposições automotivas.
Como é o BYD U8?
Trata-se de um veículo elétrico com autonomia estendida. Porém, ele roda totalmente na eletricidade. De acordo com a BYD, o propulsor a combustão do veículo é usado somente como gerador para as baterias.
A greentech chinesa informa ainda que essas baterias são responsáveis por nutrir quatro motores elétricos, que estão instalados em cada roda. Na pista, entregam 1.200 cv de potência e 103,5 kgfm de torque máximo.
Quanto custa o BYD U8?
No mercado asiático, o SUV é vendido a US$ 150 mil. No Brasil, ficaria em torno de R$ 760 mil. Logo, seria o carro mais caro da montadora em nosso país. Até o momento, o BYD TAN assume esse posto. Ele é avaliado em R$ 536.800.
E você, o que achou do modelo da BYD que não pode ser vendido em solo brasileiro? Valeria o investimento nesse modelo? Compartilhe a sua opinião.
Leia também: O que esse SUV tem de tão especial para ser o favorito do brasileiro?