BYD tem scooter elétrica que poucos conhecem

A BYD, conhecida mundialmente por seus veículos elétricos, está prestes a dar mais um passo em sua jornada rumo à eletrificação da mobilidade: a empresa chinesa está se preparando para lançar sua própria scooter elétrica.

Scooter elétrica da BYD desenho industrial – Foto: Reprodução

BYD prepara scooter elétrica

Desenhos industriais vazados recentemente revelam uma scooter com design moderno e características técnicas impressionantes. 

O modelo, que parece ser de média cilindrada (250 cc ou mais), apresenta um banco bipartido e faróis afilados, com um visual que remete a scooters de maior porte, como é o caso da Dafra Citycom 300i.

A BYD já tem uma certa experiência no setor, uma vez que já fabrica baterias para motocicletas. Em seu modelo próprio vai inovar na posição do motor elétrico e da bateria, que ficam no centro do chassi.

Com essa configuração é possível ter uma melhor distribuição de peso, assim como uma maior estabilidade e agilidade durante a pilotagem.

O que os primeiros esboços revelam

  • Transmissão – a roda traseira pode ser equipada com transmissão por corrente ou correia, ambas combinadas com um sistema de amortecimento duplo independente. Isso quer dizer que o motor não é integrado à suspensão traseira, o que é comum nesse tipo de motocicleta.
  • Suspensão – a suspensão dianteira é invertida, garantindo maior controle e conforto ao pilotar. 
  • Rodas – as rodas de liga leve de 14 polegadas conferem à scooter um visual mais esportivo, assim como uma maior resistência e durabilidade. 

Além das especificações técnicas, o modelo também pode ter um protetor de manoplas (protetores de punho), o que reforça o foco em segurança e conforto dos pilotos. 

Também é uma amostra de que a marca chinesa tem intenção de competir de igual para igual com grandes marcas do segmento, como fez com os veículos. 

Dafra Citycom 300i para comparação – Foto: Divulgação

Quando a scooter elétrica da BYD vai ser lançada?

Qualquer informação sobre a scooter da BYD pode ser rumor, visto que a montadora ainda não confirmou sobre seu lançamento. 

A imprensa internacional crava que a montadora chinesa apresenta sua inovação no Eicma 2024, que ocorrerá em novembro, em Milão. O Milan Motorcycle Show, ou EICMA, é um dos maiores eventos mundiais de motocicletas e atrai milhares de pessoas e centenas de marcas em cada edição. 

A expectativa é que a BYD aproveite dessa plataforma para formalizar sua entrada no mercado de scooters elétricas em grande estilo, consolidando assim sua estratégia de diversificação de mobilidade. 

Leia também:

BYD tem motos elétricas? A resposta vai te surpreender

O que você espera da sccoter elétrica da BYD? Será que vai vingar? Responda nos comentários.

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fechar
Sair da versão mobile