BYD tem bateria para carro elétrico mais segura e eficiente do mundo
BYD tem bateria para carro elétrico mais segura e eficiente do mundo. Entenda porque a marca chinesa está a frente nessa tecnologia.
A BYD tem revolucionado o mercado automotivo com uma porção de soluções inovadoras e sustentáveis, mas talvez o ás da manga da greentech chinesa seja a bateria para carro elétrico Blade.
Em sua segunda geração, a Blade é considerada a mais segura e eficiente do mercado atualmente. Mas o que torna essa tecnologia tão eficaz?
Blade é a bateria de carro elétrico mais segura do mundo?
Desenvolvida pela BYD, a bateria Blade é do tipo íon de lítio e utiliza o fosfato de ferro-lítio (LFP) como material catódico. Essa composição química confere à bateria uma série de vantagens em relação às tradicionais baterias NMC (Níquel, Manganês e Cobalto), como:
- Maior segurança – com composição química estável, as baterias blade são menos propensas a incêndios e explosões.
- Vida útil mais longa – com uma garantia de 8 anos e capacidade para suportar mais de 5 mil ciclos de carga e descarga, as baterias Blade oferecem uma durabilidade maior em comparação aos outros tipos de bateria.
- Custo mais baixo – a utilização de materiais mais acessíveis e um processo de produção mais eficiente, tornam as baterias Blade mais baratas, inclusive para uma futura substituição (se necessário).
- Design inovador – as células das baterias Blade são dispostas em forma de lâminas, reduzindo o espaço necessário para sua acomodação no veículo. O resultado é mais espaço e maior segurança estrutural do veículo.
Testes extremos comprovam a segurança
A BYD submeteu suas baterias Blade a rigorosos testes de segurança. Testes como o “Nail Penetration (Perfuração com Prego)” foram registrados para comprovar a segurança e elucidar o mito de que essas baterias podem explodir facilmente.
O teste simula acidentes de trânsito com perfuração da bateria. Os resultados mostram que as baterias não emitem fumaça, não pegaram fogo com o impacto e mantém a temperatura entre 30º e 60º mesmo em condições extremas.
Esses números são considerados aceitáveis, visto a rigidez das provas.
Carros elétricos não “dão choque”
Um dos maiores desafios para a popularização dos carros elétricos é a desmistificação de mitos e crenças populares. Um deles é que os ocupantes estão suscetíveis a choques elétricos.
Os veículos foram submetidos a condições de alagamentos e enchentes para mostrar que não oferecem risco. Isso porque o fluxo de corrente é automaticamente desligado nestes casos.
Mesmo em lava-rápidos não há riscos, uma vez que a vedação dos componentes é o suficiente para evitar choques elétricos ou outros riscos.
Leia também:
Carros elétricos usados têm aumento de 83%. São um bom negócio?
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.