BYD tem bateria para carro elétrico mais segura e eficiente do mundo

BYD tem bateria para carro elétrico mais segura e eficiente do mundo. Entenda porque a marca chinesa está a frente nessa tecnologia.

A BYD tem revolucionado o mercado automotivo com uma porção de soluções inovadoras e sustentáveis, mas talvez o ás da manga da greentech chinesa seja a bateria para carro elétrico Blade. 

Em sua segunda geração, a Blade é considerada a mais segura e eficiente do mercado atualmente. Mas o que torna essa tecnologia tão eficaz? 

Bateria de carro elétrico Blade é a mais eficiente e segura do mercado - Foto: Divulgação
Bateria de carro elétrico Blade é a mais eficiente e segura do mercado – Foto: Divulgação

 

 

Blade é a bateria de carro elétrico mais segura do mundo?

Desenvolvida pela BYD, a bateria Blade é do tipo íon de lítio e utiliza o fosfato de ferro-lítio (LFP) como material catódico. Essa composição química confere à bateria uma série de vantagens em relação às tradicionais baterias NMC (Níquel, Manganês e Cobalto), como:

  • Maior segurança – com composição química estável, as baterias blade são menos propensas a incêndios e explosões.
  • Vida útil mais longa – com uma garantia de 8 anos e capacidade para suportar mais de 5 mil ciclos de carga e descarga, as baterias Blade oferecem uma durabilidade maior em comparação aos outros tipos de bateria. 
  • Custo mais baixo – a utilização de materiais mais acessíveis e um processo de produção mais eficiente, tornam as baterias Blade mais baratas, inclusive para uma futura substituição (se necessário). 
  • Design inovador – as células das baterias Blade são dispostas em forma de lâminas, reduzindo o espaço necessário para sua acomodação no veículo. O resultado é mais espaço e maior segurança estrutural do veículo. 

Testes extremos comprovam a segurança

A BYD submeteu suas baterias Blade a rigorosos testes de segurança. Testes como o “Nail Penetration (Perfuração com Prego)” foram registrados para comprovar a segurança e elucidar o mito de que essas baterias podem explodir facilmente. 

O teste simula acidentes de trânsito com perfuração da bateria. Os resultados mostram que as baterias não emitem fumaça, não pegaram fogo com o impacto e mantém a temperatura entre 30º e 60º mesmo em condições extremas. 

Esses números são considerados aceitáveis, visto a rigidez das provas. 

Carros elétricos não “dão choque”

Um dos maiores desafios para a popularização dos carros elétricos é a desmistificação de mitos e crenças populares. Um deles é que os ocupantes estão suscetíveis a choques elétricos. 

Os veículos foram submetidos a condições de alagamentos e enchentes para mostrar que não oferecem risco. Isso porque o fluxo de corrente é automaticamente desligado nestes casos. 

Mesmo em lava-rápidos não há riscos, uma vez que a vedação dos componentes é o suficiente para evitar choques elétricos ou outros riscos.

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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