BYD registra aumento histórico em vendas
A BYD fechou 2023 como uma das principais produtoras de veículos elétricos no mundo. Veja os números da marca no último ano.
A BYD fechou 2023 como uma das principais produtoras de veículos elétricos no mundo. Veja os números da marca no último ano.
BYD em alta
Com mais de 3 milhões de veículos produzidos em 2023, a Build Your Dreams (BYD) fechou o último ano com aumento de 62% em vendas no planeta em relação a 2022.
A montadora de veículos elétricos teve êxito sobretudo entre os modelos 100% elétricos (a bateria).
Foram comercializados cerca de 1,6 milhão de modelos desta categoria, enquanto, entre os carros híbridos plug-in, foram vendidos 1,4 milhão.
Estrutura de produção
Para chegar a marcas como essas, atualmente a BYD conta com mais de 30 locais de produção ao redor do mundo.
Países como Estados Unidos, Japão e Índia, além dos novos locais de investimento da BYD como Brasil e Hungria fazem parte do ‘’parque industrial’’ da marca chinesa.
BYD no Brasil
De acordo com dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), a BYD foi responsável por 3.622 comercializações de modelos eletrificados só em novembro do último ano.
Os dois modelos elétricos de maior sucesso no país em novembro foram da BYD: Dolphin e Song Plus.
Entre todas as marcas, foram 77.648 veículos elétricos vendidos de janeiro a novembro de 2023, o que representa um aumento de 78% sobre 2022 até o mesmo período.
Fábrica em Camaçari
Em outubro de 2023, a BYD anunciou seu novo complexo industrial, na cidade de Camaçari, na Bahia.
A produção local da marca no país é encarada como um ‘’divisor de águas’’ tanto para a marca quanto para o mercado de veículos elétricos nacional.
A unidade fabril pertencia a Ford, até a montadora encerrar as atividades no Brasil em 2021.
O início das atividades no complexo está previsto para o segundo semestre deste ano.
2024 desafiador
Se em 2023 a BYD e outras marcas de veículos elétricos protagonizaram o setor, em 2024 essa realidade pode sofrer alterações.
Isso porque, neste ano foi retomado o imposto de importação de veículos elétricos.
O retorno da taxa será gradual de acordo com a característica do modelo até 2026.
Dessa forma, veículos 100% elétricos serão taxados inicialmente em 10%, atingindo 35% em 2026.
Os modelos híbridos, de cara, pagarão 15% de imposto, enquanto os híbridos plug-in começam com alíquota de 12%.
Por fim, os caminhões elétricos terão um imposto inicial de 20% e atingirão a alíquota de 35% já em julho do próximo ano por já existir produção suficiente no país de acordo com o governo.
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.