BYD terá novo centro de pesquisas no nordeste brasileiro
A BYD anunciou planos de criar um centro de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) em Salvador, capital da Bahia.
Após o recente anúncio do investimento de R$ 3 bilhões destinados à construção do complexo fabril em Camaçari, na Bahia, a BYD anunciou os planos de criar um centro de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) em Salvador, capital do Estado.
O anúncio foi feito pelo CEO da empresa no Brasil, Tyler Li, em evento que contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e outras autoridades.
Conheça os planos da BYD para o centro de pesquisa na Bahia
Um dos principais objetivos da montadora chinesa com o centro de pesquisa será desenvolver tecnologia para um motor híbrido flex, visando ao uso o etanol conjugado com a propulsão elétrica.
Segundo Li, a BYD vai trazer a tecnologia para a Bahia “a fim de ajudar no processo de reindustrialização e reinvenção da indústria automotiva brasileira”.
“Nós vamos trazer nosso time de experts em engenharia para o Brasil, porque entendendo que o etanol também é um combustível de energia limpa, pesquisaremos e desenvolveremos modelos híbridos flex”, destaca o chefe da BYD no Brasil.
No evento, realizado no dia 17 de agosto, foi divulgado que no próximo mês de outubro o presidente global da BYD, Wang Chuanfu estará presente na Bahia para o evento de lançamento da pedra fundamental que marcará o início das obras do complexo de Camaçari.
A linha de montagem será inspirada na unidade fabril de Changzhou, na China, e a montadora quer levar ao país asiático pelo menos 100 brasileiros para treiná-los em todos os processos produtivos – que devem ter início no fim de 2024 ou começo de 2025.
Com a capacidade estimada para entregar 150 mil unidades por ano, a nova fábrica da BYD produzirá os modelos BYD Dolphin, 100% elétrico, e o SUV híbrido BYD Song Plus.
O complexo de Camaçari agregará também outras duas fábricas: uma de chassis de ônibus e caminhões elétricos para abastecimento do Norte e Nordeste do País, e outra para beneficiamento e exportação de lítio e ferro fosfato matérias-primas destinadas à produção de baterias para veículos elétricos.
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Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.