BYD terá novo centro de pesquisas no nordeste brasileiro

A BYD anunciou planos de criar um centro de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) em Salvador, capital da Bahia.

Após o recente anúncio do investimento de R$ 3 bilhões destinados à construção do complexo fabril em Camaçari, na Bahia, a BYD anunciou os planos de criar um centro de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) em Salvador, capital do Estado.

O anúncio foi feito pelo CEO da empresa no Brasil, Tyler Li, em evento que contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e outras autoridades.

Conheça os planos da BYD para o centro de pesquisa na Bahia

O CEO da BYD, Tyler Li e o governador Jerônimo Rodrigues anunciam investimento na Bahia (Foto: DIvulgação/BYD)

Um dos principais objetivos da montadora chinesa com o centro de pesquisa será desenvolver tecnologia para um motor híbrido flex, visando ao uso o etanol conjugado com a propulsão elétrica.

Segundo Li, a BYD vai trazer a tecnologia para a Bahia “a fim de ajudar no processo de reindustrialização e reinvenção da indústria automotiva brasileira”.

“Nós vamos trazer nosso time de experts em engenharia para o Brasil, porque entendendo que o etanol também é um combustível de energia limpa, pesquisaremos e desenvolveremos modelos híbridos flex”, destaca o chefe da BYD no Brasil.

No evento, realizado no dia 17 de agosto, foi divulgado que no próximo mês de outubro o presidente global da BYD, Wang Chuanfu estará presente na Bahia para o evento de lançamento da pedra fundamental que marcará o início das obras do complexo de Camaçari. 

A linha de montagem será inspirada na unidade fabril de Changzhou, na China, e a montadora  quer levar ao país asiático pelo menos 100 brasileiros para treiná-los em todos os processos produtivos – que devem ter início no fim de 2024 ou começo de 2025. 

BYD Dolphin é um dos modelos que a marca chinesa produzirá na Bahia (Foto: Divulgação/BYD)

Com a capacidade estimada para entregar 150 mil unidades por ano, a nova fábrica da BYD produzirá os modelos BYD Dolphin, 100% elétrico, e o SUV híbrido BYD Song Plus.

O complexo de Camaçari agregará também outras duas fábricas: uma de chassis de ônibus e caminhões elétricos para abastecimento do Norte e Nordeste do País, e outra para beneficiamento e exportação de lítio e ferro fosfato matérias-primas destinadas à produção de baterias para veículos elétricos.

Veja também: Existe algum concorrente para o SUV híbrido da BYD que faz 1.200 km com 1 carga de bateria?

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile