BYD promete 8 carros montados no Brasil para 2026; operações na BA foram retomadas

BYD terá 8 carros montados no Brasil até 2026. Fábrica na Bahia será retomada com foco em modelos elétricos e híbridos. Confira tudo

Os carros da BYD estão prestes a ganhar um novo capítulo no Brasil com a retomada da fábrica de Camaçari (BA). A marca chinesa confirmou que, até o fim de 2026, oito modelos serão montados no país, começando pelo elétrico Dolphin Mini. Além disso, a BYD promete investir em nacionalização e trazer fornecedores locais, como a Continental, que já fará os pneus. Acompanhe o Garagem360 e veja outros detalhes.

Quais carros da BYD serão montados no Brasil?

A fabricante chinesa confirmou quatro modelos: Dolphin Mini, Dolphin, Song Pro e King. Contudo, outros quatro devem ser anunciados em breve, incluindo o SUV Song Plus, os elétricos Yuan Plus e Yuan Pro, e uma picape intermediária derivada do Song.

Carros da BYD

Foto: Garagem360

Operação da fábrica da BYD

A previsão é que a fábrica de Camaçari inicie a montagem entre agosto e setembro de 2025. Inicialmente, a produção será no sistema SKD (semi knocked-down), em que os carros chegam parcialmente desmontados e são apenas montados no Brasil.

No entanto, esse modelo é temporário, com promessa de ampliação para etapas completas de produção nos próximos anos.

O que aconteceu com as obras da BYD na Bahia?

A construção do complexo passou por uma grande polêmica após denúncias de condições análogas à escravidão envolvendo trabalhadores chineses. O Ministério Público do Trabalho (MPT) interveio, e a BYD rescindiu contrato com a empreiteira responsável.

Carros da BYD

Foto: Divulgação / BYD

Agora, uma empresa brasileira assumiu as obras, e os embargos foram suspensos. O Ministério do Trabalho confirmou que as atividades foram retomadas no dia 8 de julho de 2025.

Carros da BYD no Brasil vão ficar mais baratos?

A princípio, a tributação para kits SKD ainda é a mesma dos veículos importados (28% para híbridos plug-in e 25% para elétricos).

A BYD negocia com o governo uma redução de impostos. Se houver acordo, a marca pretende parar de importar os modelos montados no país, o que pode baratear os preços.

Comente abaixo: o que você acha dessa expansão da BYD no Brasil?

Leia o resumo da notícia
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

ASSISTA AGORA