A marca chinesa BYD pode ser a montadora que assumirá parte da antiga fábrica da Ford, em Camaçari, na Bahia, para avançar com os planos de eletromobilidade no país, veja os detalhes.
Fábrica da Ford na Bahia pode ganhar nova dona, a chinesa BYD
No início de 2021, a Ford, a primeira montadora a iniciar produção nacional no mercado brasileiro encerrou as atividades fabris por aqui. Dessa forma, as fábricas que a montadora norte-americana possuía aqui, foram desativadas.
Entre elas está a unidade de Camaçari, na Bahia. Porém, de acordo com o relato do governador da Bahia, Rui Costa, uma nova empresa de carros elétricos deve começar em breve as atividades no local.
VEJA TAMBÉM
Durante a fala, o político não revelou nomes oficiais, porém, fontes locais afirmam que se trata da montadora achinesa BYD, que já possui junto ao governo baiano, um contrato de R$ 1,5 bilhão para a construção e operação de uma rede de monotrilhos.
Ainda segundo informações, a empresa chinesa vê o local como vantajoso para iniciar a produção dos modelos eletrificados, tendo em vista a proximidade com o porto, bem como a boa capacidade técnica de profissionais da região, sendo eles ex-funcionários da Ford, são aspectos positivos para a empresa.
Porém, ainda há impasses na negociação, uma vez que os incentivos fiscais disponibilizados para montadoras instaladas no Nordeste e Centro-Oeste brasileiro, não se aplicam mais a novas empresas, como é o caso da montadora chinesa.
A BYD no mercado nacional
A BYD já atua no mercado nacional há um tempo. Porém, a marca agora quer ser referência em carros elétricos no país.
Em novembro de 2021, a BYD entrou no mercado de automóveis elétricos no país lançando o TAN EV, primeiro SUV de sete lugares 100% elétrico do Brasil.
Em abril deste ano, a marca lançou o HAN EV, sedan de luxo elétrico mais vendido pela marca globalmente.
Em ambos os carros os veículos são importados. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico, a ABVE, O BYD Tan vendeu 18 unidades em 2022.
Outro exemplo dessa constante atuação da empresa na busca por soluções em eletromobilidade é o furgão eT3.
Para se ter ideia, o veículo tem autonomia para até 300km e possui recarga rápida de 20% a 80% da bateria em apenas 30 minutos, o que assegura até 180 km a mais de viagem (duas horas para recarga total em modo rápido), o modelo tem capacidade para 720 kg de carga e espaço no compartimento para 3.300 litros.
De acordo com a marca, no caso de empresas de delivery, por exemplo, o modelo gerou mais eficiência e segurança nas entregas, além de ter sido o modelo mais vendido no mercado brasileiro em 2021 no segmento de comerciais leves elétricos.