BYD patenteia tecnologia de motores síncronos de ímã para aumentar a autonomia

BYD patenteia motor elétrico VF-PMSM de fluxo variável para otimizar eficiência e autonomia em VEs. Entenda como essa tecnologia supera as limitações dos motores síncronos convencionais.

A BYD, líder global em veículos de nova energia (NEVs), deu mais um passo significativo em sua engenharia de powertrain. A Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China (CNIPA) publicou recentemente quatro patentes detalhando a nova tecnologia de Motores Síncronos de Ímã Permanente com Fluxo Variável (VF-PMSM) da montadora.

BYD patenteia tecnologia de motores síncronos de ímã para aumentar a autonomia

Registradas em maio de 2024, as patentes (CN121055622A, CN121055630A, CN121055623A e CN121055631A) descrevem mecanismos internos para ajustar dinamicamente o fluxo magnético do rotor, um avanço técnico crucial para aumentar a eficiência dos veículos elétricos em diferentes velocidades.

Motores síncronos de ímã permanente convencionais (PMSM) são eficientes, mas têm uma limitação: seu fluxo magnético é fixo. Isso resulta em alto torque em baixas velocidades, mas uma queda na eficiência em altas velocidades devido ao aumento das forças contraeletromotrizes.

 Foto: Car News China

A inovação da BYD com o VF-PMSM resolve esse dilema. O motor é capaz de ajustar dinamicamente o fluxo magnético de acordo com a condição de operação:

  • Baixa Velocidade: Fluxo magnético é maximizado para garantir o torque instantâneo necessário.

  • Alta Velocidade: O fluxo é reduzido para minimizar as forças opostas, otimizando a eficiência e reduzindo as perdas de energia.

Essa abordagem promete estender a faixa de alta velocidade de operação eficiente e garantir uma saída de torque mais consistente, tudo isso sem a necessidade de aumentar a capacidade da bateria.

Implementações Patenteadas

As quatro patentes de 2025 detalham implementações práticas para o ajuste do fluxo:

  1. CN121055622A: Descreve um componente de ajuste de fluxo integrado ao sistema de acionamento do motor.

  2. CN121055630A: Detalha um componente de regulação magnética móvel que se move em relação ao rotor para expandir as regiões de alta eficiência.

  3. CN121055623A: Apresenta um conjunto de ajuste axial que modifica o fluxo magnético ao longo do eixo do rotor.

  4. CN121055631A: Descreve uma configuração que permite o ajuste fino do fluxo interno, modificando a área radial de uma parte condutora magnética.

Foto: Divulgação

Impacto para Carros Elétricos

Para veículos elétricos e híbridos, a tecnologia VF-PMSM pode ter um impacto significativo na experiência de condução e no gerenciamento de energia:

  • Aumento da Autonomia: Redução da perda de energia em velocidades mais altas.

  • Torque Constante: Desempenho mais previsível, tanto em rodovias quanto em ambiente urbano.

  • Longevidade: Redução do estresse térmico nos componentes do motor.

Leia aqui: BYD desafia: Ninguém vai querer carro elétrico com mais de 300 km de autonomia

Embora o registro público das patentes (que inclui outras inovações em estruturas de rotores e estatores) confirme a intensa atividade de P&D da BYD, a empresa ainda não divulgou relatórios sobre a implantação comercial ou resultados de testes específicos para a nova tecnologia VF-PMSM.

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.