BYD no Brasil: Seal e Han híbrido são registrados no País
A gama de carros eletrificados da BYD no Brasil pode aumentar. O sedã Seal e uma versão híbrida do Han foram registrados no INPI.
A gama de carros eletrificados da BYD no Brasil pode aumentar nos próximos meses. Esta montadora chinesa registrou no País o tão aguardado Seal. O sedã de alto desempenho já foi apresentado na China e pode ser um rival para os carros da Tesla. Já o segundo modelo é uma versão híbrida do sedã Han. Saiba mais detalhes!
BYD Seal e Han híbrido: conheça os prováveis lançamentos da BYD no Brasil
Esta é uma marca que fez sua estreia no mercado brasileiro recentemente. Hoje, a marca vende o utilitário esportivo Tan. Além disso, a empresa já está aceitando pedidos do sedã Han. O modelo D1 também já chegou por aqui. Mas parece que a gama irá aumentar nos próximos anos. O BYD Song Plus é um dos veículos cotados para vir ao Brasil.
Agora, mais dois modelos foram registrados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Um deles foi apresentado ao mundo recentemente. Trata-se do BYD Seal, cujo lançamento aconteceu neste ano. Um dos objetivos do veículo é ser um rival do Tesla Model 3. Este modelo faz parte da linha de carros chamada Ocean.
De acordo com a marca, o modelo será vendido em quatro versões diferentes. O carro custa a partir de 209.800 yuan (modelo Standard Range Elite). O carro será produzido sobre uma plataforma chamada de e-Plataform 3.0 e mede 4.800 mm de comprimento, 1.875 mm de largura e 1.460 mm de altura. O design do carro segue o estilo OCEAN X FACE.
Veja que o Seal traz linhas futuristas. Na dianteira, destaque para o design do capô e dos faróis de LED. Enquanto isso, na lateral, o carro traz maçanetas retrateis. Também é possível ver o quão curta é a parte traseira do carro. Agora, falando da parte traseira em si, destaque para as lanternas. As peças estão interligadas por uma barra luminosa.
Interior e conjunto mecânico
Já o interior do BYD Seal traz um design futurístico. A começar pelo volante de três raios. Iluminação interna e partes revestidas em couro também estão no pacote. O teto de vidro é outro item que dá um toque sofisticado ao carro. Pensando em tecnologia, o carro pode vir com uma central multimídia de 15,6 polegadas (giratória).
Este sedã também pode vir com painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, 12 alto-falantes Dynaudio e entre outros itens. O conjunto mecânico do carro depende da versão. Os modelos Standard Range Elite e Standard Range Premium contam com um motor elétrico de 204 cv.
Já o modelo Long Range conta com um motor de 313 cv. O modelo top de linha (Performance) está equipado com dois motores e a potência combinada é de 530 cv. Este último conta com tração integral. O tamanho da bateria de lâmina (Blade) e o alcance também pode mudar de acordo com a versão:
- Standard Range Elite = bateria de 61 kWh e 550 km de alcance (ciclo CLTC)
- Standard Range Premium = bateria de 61 kWh e 550 km de alcance (ciclo CLTC)
- Long Range = bateria de 83 kWh e 700 km de alcance (ciclo CLTC)
- Performance = bateria de 83 kWh e 650 km de alcance (ciclo CLTC)
BYD Han híbrido
O sedã de alta performance Han é uma das grandes novidades da BYD no Brasil. Hoje, o veículo 100% elétrico pode ser reservado por R$ 539.990. Este carro pode ganhar uma nova versão em breve. O Han híbrido também foi registrado no INPI. Mas não há certeza de qual configuração é a que está registrada: DM-i ou DM-p.
Ambos possuem um motor 1.5 Turbo, que pode render 139 cv. Normalmente, este propulsor será usado como gerador para os motores elétricos e para as baterias. Além disso, o mesmo só funciona juntos dos elétricos em algumas situações. Há algumas diferenças entre as versões acima.
Os motores elétricos do Han DM-i podem gerar uma potência combinada de 415 cv. Neste caso, o sedã pode ter um consumo de 23,8 km/l (modo híbrido). Já os propulsores do Han DM-p podem produzir uma potência combinada de 490 cv. Aqui, o foco é no desempenho. Bom, o que resta é aguardar pelos próximos passos da BYD no Brasil.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.