BYD lidera pesquisa de satisfação e define novo padrão no mercado brasileiro

BYD é a montadora mais bem avaliada em pesquisa de satisfação no Brasil, com nota 8,11. Estudo analisa 17 etapas da jornada do cliente. Jeep e Honda completam o pódio. Veja o ranking e as áreas críticas de Ford e Fiat.

Uma nova força está redefinindo o conceito de satisfação do cliente no Brasil. Um estudo abrangente sobre a experiência do consumidor com montadoras revelou que a BYD não apenas conquistou o topo do ranking de satisfação, mas também estabeleceu uma nova referência de qualidade no setor.

BYD lidera pesquisa de satisfação e define novo padrão no mercado brasileiro

O levantamento, que analisou mais de 10 mil avaliações de clientes em plataformas digitais, focou na experiência completa, desde o primeiro contato até o pós-venda. A BYD alcançou a pontuação média de 8,11, superando marcas tradicionais que vinham dominando o mercado nos anos anteriores.

A metodologia utilizada, desenvolvida pela consultoria Decoupling a partir de um modelo acadêmico de Harvard, desmembrou a jornada do cliente em 17 “elos” críticos da cadeia de valor. Esses elos abrangem momentos cruciais, como o teste drive, a negociação, o prazo de espera e a entrega final do veículo.

A BYD demonstrou consistência notável, figurando entre as três melhores em 10 desses 17 segmentos. Isso sugere que a satisfação dos seus clientes não é fruto de um único ponto forte, mas sim de uma experiência de compra e propriedade mais integrada e positiva.

BYD lidera pesquisa de satisfação e define novo padrão no mercado brasileiro – Foto: Garagem360

O segredo da análise reside justamente nessa desagregação de dados. O co-fundador da Decoupling, Thales Teixeira, ex-professor da Harvard Business School, ressaltou que focar em cada etapa da interação com o cliente é vital para a tomada de decisões estratégicas em inovação, marketing e vendas.

O Top 5: Marcas que Acompanham a Alta Satisfação

Apesar da liderança da BYD, outras montadoras se destacaram no topo do ranking. O pódio foi completado por:

  1. BYD: 8,11

  2. Jeep: 8,02

  3. Honda: 8,01

  4. Toyota: 7,87

  5. Hyundai: 7,85

O estudo, realizado no primeiro trimestre de 2025 e que utilizou ferramentas de inteligência artificial para consolidar as informações, comparou o desempenho de 12 das marcas com maior volume de avaliações online no Brasil.

Onde as montadoras erram

Enquanto algumas marcas sobem no conceito do consumidor, outras enfrentam desafios importantes. Ford, Volkswagen e Renault registraram as menores médias consolidadas no levantamento. A Ford, por exemplo, ficou na última posição com 7,46 pontos, principalmente devido a avaliações negativas em fases críticas da decisão de compra, como o teste-drive e o financiamento.

Já a Fiat teve problemas concentrados em momentos de pós-venda, como a entrega do veículo, a liberação de documentação e a primeira revisão. Tais falhas em etapas de contato subsequentes à venda são consideradas essenciais para a retenção e fidelização dos clientes.

Leia aqui: Vale a pena comprar um BYD Dolphin Mini usado? Análise completa

O panorama atual do setor automotivo, dinâmico com a chegada da eletrificação e a consolidação de novos modelos de mobilidade, exige um monitoramento contínuo da satisfação, como alertou Leandro Guissoni, co-fundador da consultoria e professor da FGV. Para ele, acompanhar o comportamento do cliente se tornou mais importante do que nunca.

Você concorda com o ranking? Qual sua experiência com o pós-venda da sua montadora? Comente e compartilhe sua opinião!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.