BYD King é “king” mesmo? Veja a eficiência do híbrido chinês
Você já ouviu falar no Rei? O BYD King é "king" mesmo? Veja a eficiência do híbrido chinês e tire suas próprias conclusões.
O BYD King chegou ao mercado brasileiro com a promessa de revolucionar o segmento dos sedans. Design moderno e tecnologia embarcada de última geração são alguns de seus atributos, porém é a promessa de consumo que o torna o “rei” chinês.
Mas será que ele entrega mesmo o que promete? Vamos analisar os dados da eficiência do modelo.
Qual o consumo do BYD King?
Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o BYD King versão GS atinge 44,2 km/l no modo híbrido na cidade e 36,7 km/litro na estrada na combinação de motor elétrico e a combustão.
A versão de entrada, a GL, faz 43,3 km/litro no ciclo urbano e 32,7 km/litro no ciclo rodoviário.
Ocorre que essas medições são diferentes e levam apenas o modo elétrico.
“Carros a combustão, híbridos [plenos] e elétricos usam o mesmo padrão de medição de consumo. Porém, nos [híbridos] plug-in, temos uma norma específica, a NBR 16567. Ela prevê ensaios em condições diferentes”, afirma o coordenador do Inmetro Victor Simão.
Agora as medições extra oficiais por proprietários e a mídia especializada são menos generosas. O site Motor1 fez medições próprias e chegou a média de 30,3 km/l na cidade e 24,4 km/l na estrada.
Nos testes do AutoEsporte, a versão GL teve picos de 31,2 km/l na cidade e média de 23,8 km/l.
Autonomia
De acordo com a marca, o BYD King tem autonomia de até 1.200 km combinando o tanque de combustível cheio e a bateria 100% carregada.
No modo modelo elétrico, o alcance varia conforme a bateria:
Versão GS (bateria de 18,3 kWh) – 80 km
Versão GL (bateria de 8,3 kWh) – 32 km
O que o BYD King tem de bom?
O BYD é um sedan híbrido PHEV, cujo sistema de propulsão é formado pelo motor 1.5 aspirado de 110 cv e 13,8 kgfm, e um motor elétrico 197 cv e 33,1 kgfm. A potência combinada chega a 235 cv.
Faz de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos.
Mede 4,78 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,49 m de altura e 2,71 m de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 450 litros.
‘Rei das Ruas’, oferece uma gama de itens de série, com destaque para:
-
Carregamento por indução para smartphone
-
Assistência de Partida em Rampa (HHC)
-
Controle de Cruzeiro (CC)
-
Sistema de Monitoramento de Calibragem de Pneus (TPMS)
-
Freio de Estacionamento Eletrônico (EPB)
Eai, acha que vale a pena comprar um BYD King? Responda nos comentários!
Leia também: Virou rei mesmo – BYD King chegou e já é líder em sua categoria
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.