BYD já produziu 10 milhões de veículos em 30 anos de história

BYD já produziu 10 milhões de veículos em 30 anos de história. Conheça um pouco da trajetória da marca chinesa e o carro número 10 milhões.

Em um evento marcante, a BYD comemorou seus 30 anos de história e um feito inédito: a produção de 10 milhões de veículos. A cerimônia aconteceu em sua fábrica em Xiaomo, localizada na Zona de Cooperação Especial Shenzhen-Shanwei.

A cerimônia não celebrou apenas uma trajetória de sucesso, mas também um futuro promissor de mobilidade sustentável. 

BYD já produziu 10 milhões de veículos em 30 anos de história

Fundada em 1994, a BYD iniciou suas atividades na produção de baterias recarregáveis. Ao longo das últimas três décadas, a empresa expandiu significativamente seu portfólio, incluindo veículos elétricos, ônibus elétricos e soluções de armazenamento de energia. 

Nesse período, a marca passou de uma pequena startup com 20 funcionários para uma corporação multinacional com quase um milhão de colaboradores em todo o mundo.

Durante os 15 primeiros anos, a BYD produziu as primeiras 5 milhões de unidadesas outras 5 milhões precisaram de apenas 15 meses.

O carro de número 10 milhões foi o Denza Z9 – que foi entregue a Feng Ji, fundador e CEO da Game Science, visionário por trás do aclamado jogo “Black Myth: Wukong”.

Denza D9 – Foto: Divulgação

A cerimônia 

A cerimônia na fábrica de Xiaomo contou com a rara presença do presidente e CEO da BYD, Wang Chuanfu, que realizou o discurso principal.

Segundo Wang Chuanfu, o sucesso da companhia se construiu com uma visão ousada, execução primorosa e perseverança inabalável. Ele atribuiu o sucesso da empresa  às suas fortes capacidades tecnológicas e à cultura de engenharia profundamente enraizada. 

“A alma dos engenheiros da BYD é a alma da nossa empresa”, declarou.

BYD já produziu 10 milhões de veículos em 30 anos de história – Foto: Divulgação

O futuro da BYD

A BYD planeja investir 100 bilhões de yuans (R$ 80 bi) no desenvolvimento de tecnologias inteligentes de integração da inteligência artificial com sistemas automotivos. 

“Este compromisso garantirá que a BYD permaneça na vanguarda do avanço tecnológico, mantendo uma vantagem competitiva no mercado global enquanto atende às aspirações das pessoas por uma vida melhor”, ressalta a marca em comunicado.

Dolphin Mini é o carro da BYd mais vendido no Brasil – Foto: Nicole Santana/ Garagem360

Quantos carros a BYD já vendeu no Brasil?

No Brasil, a BYD comemora seus três anos de operação ultrapassando a marca de 50 mil veículos eletrificados (100% elétricos e híbridos) em outubro de 2024.

Atualmente, já está entre as 10 marcas que mais emplacam carros. No segmento de 100% elétricos detém 70% de participação de mercado. 

Leia também:

Black Friday da BYD tem King com preço de Dolphin

 

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile