BYD inicia atividades no mercado de carros elétricos na Dinamarca
A BYD prossegue em seus planos de expansão. Desta vez, a empresa confirmou o início das operações com carros elétricos na Dinamarca.
A chinesa BYD prossegue em seus planos de expansão global no mercado de carros elétricos. Desta vez, a empresa confirmou o início das operações no mercado de veículos elétricos de passeio da Dinamarca. O início das operações se dará em parceria com o Nic. Christiansen Gruppen, que será responsável pela apresentação dos modelos, fortalecimento da rede de concessionária e serviços de vendas e pós-vendas no país escandinavo.
A primeira concessionária BYD na Dinamarca será inaugurada ainda neste ano, na capital Copenhague, onde os clientes terão a possibilidade de avaliar e adquirir os modelos da marca. Um site exclusivo para o mercado dinamarquês está previsto para ser lançado ainda neste mês agosto.
Chinesa BYD prossegue sua expansão no mercado europeu de carros elétricos
A BYD Europe existe desde 1998, tendo seu escritório central atualmente na cidade de Schiedam, na Holanda. A montadora chinesa possui na Europa uma fábrica de ônibus e caminhões elétricos, instalada em Komarom, Hungria, desde 2016.
O negócio com carros elétricos de passeio no continente foi iniciado apenas em 2021, na Noruega. No início deste mês, a mBYD anunciou a expansão dos negócios com carros de passeio para a Alemanha e a Suécia. O modelo de negócios é o mesmo: a entrada nos países europeus se dá por meio de parcerias com grandes distribuidores de veículos e com redes de concessionárias locais.
O carro-chefe de vendas no continente tem sido o SUV 100% elétrico Tan EV.
“O atendimento ao cliente e a qualidade do produto serão sempre nossa prioridade. Por isso, a BYD valoriza as parcerias locais para dar aos consumidores elevados níveis de satisfação em vendas e, também, suporte de serviços”, explica Michael Shu, gerente-geral e diretor-administrativo da BYD Europe.
“Acredito que, com a combinação da tecnologia de ponta da BYD e do conhecimento e experiência local do Nic. Christiansen Group, alcançaremos nosso desejo de acelerar a eletrificação na Dinamarca”, afirma o executivo.
Saiba mais sobre o BYD Tan EV
O SUV 100% elétrico da montadora chinesa foi lançado no Brasil em fevereiro último. Os preços partem de R$ 519.990.
Entre seus principais atributos, o BYD Tan EV apresenta dois motores elétricos, um em cada eixo – 245 cv motor frontal e 272 cv motor traseiro. Isso proporciona potência combinada de 517 cv e o torque máximo de 69,3 kgf.m. O Tan está apto a atingir a velocidade máxima de 186 km/h (limitada eletronicamente) e a acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos.
Com o o modelo, a BYD introduziu, em sua linha de elétricos, a inovadora Blade Battery — células de lítio-ferro-fosfato (LFP) mais finas e com células de energia de 86,4 kWh. O BYD Tan EV pode ser recarregado de 30% a 80% em apenas 30 minutos em corrente contínua de 110 kW. A autonomia é de 430 km.
O design é moderno e atraente. Destaque para a parte frontal que conta com uma enorme grade preta composta por formatos retangulares. Os faróis contam com luzes diurnas (DRL) em LED e são interligados por uma faixa em cromo com o logo da marca ao centro.
A traseira conta com lanternas contínuas que invadem a tampa do porta-malas e o perfil esportivo é complementado pela antena tipo barbatana de tubarão, rack de teto decorativo e spoiler acima da tampa do bagageiro.
Ao todo , o SUV comporta até sete passageiros. Para isso, conta com comprimento de 4.870 mm, largura de 1.950 mm, altura de 1.722 mm e entre-eixos de 2.820 mm. As rodas são de 22”.
Quando o carro é usado na configuração de cinco lugares, a capacidade volumétrica do porta-malas é de 940 litros. Porém, quando configurado para acomodar os sete passageiros, o volume disponível é de 265 litros.
Destaque também para o bom nível de acabamento do interior e o alto nível de tecnologia embarcada. Couro e alcântara são encontrados nos bancos, painel e portas. Além disso, o modelo também conta com a inclusão de materiais soft touch (toque macio).
A tela de 15,6″ é a grande atração na cabine do TAN EV. A central multimídia é giratória, permitindo que condutor e passageiros definam a posição que melhor se encaixa para o momento.
A central ainda não conta com sistemas de pareamento do smartphone, como o Apple CarPlay. No entanto, de acordo com informações da montadora, o serviço já estará disponível a partir de setembro.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.