BYD inicia atividades no mercado de carros elétricos na Dinamarca

A BYD prossegue em seus planos de expansão. Desta vez, a empresa confirmou o início das operações com carros elétricos na Dinamarca.

A chinesa BYD prossegue em seus planos de expansão global no mercado de carros elétricos. Desta vez, a empresa confirmou o início das operações no mercado de veículos elétricos de passeio da Dinamarca. O início das operações se dará em parceria com o Nic. Christiansen Gruppen, que será responsável pela apresentação dos modelos, fortalecimento da rede de concessionária e serviços de vendas e pós-vendas no país escandinavo.

A primeira concessionária BYD na Dinamarca será inaugurada ainda neste ano, na capital Copenhague, onde os clientes terão a possibilidade de avaliar e adquirir os modelos da marca. Um site exclusivo para o mercado dinamarquês está previsto para ser lançado ainda neste mês agosto.

Chinesa BYD prossegue sua expansão no mercado europeu de carros elétricos

Concessionária Hedin Bil comercializa EVs da BYD na Suécia (Foto: Divulgação)

A BYD Europe existe desde 1998, tendo seu escritório central atualmente na cidade de Schiedam, na Holanda. A montadora chinesa possui na Europa uma fábrica de ônibus e caminhões elétricos, instalada em Komarom, Hungria, desde 2016.

O negócio com carros elétricos de passeio no continente foi iniciado apenas em 2021, na Noruega. No início deste mês, a mBYD anunciou a expansão dos negócios com carros de passeio para a Alemanha e a Suécia. O modelo de negócios é o mesmo: a entrada nos países europeus se dá por meio de parcerias com grandes distribuidores de veículos e com redes de concessionárias locais.

O carro-chefe de vendas no continente tem sido o SUV 100% elétrico Tan EV.

“O atendimento ao cliente e a qualidade do produto serão sempre nossa prioridade. Por isso, a BYD valoriza as parcerias locais para dar aos consumidores elevados níveis de satisfação em vendas e, também, suporte de serviços”, explica Michael Shu, gerente-geral e diretor-administrativo da BYD Europe. 

“Acredito que, com a combinação da tecnologia de ponta da BYD e do conhecimento e experiência local do Nic. Christiansen Group, alcançaremos nosso desejo de acelerar a eletrificação na Dinamarca”, afirma o executivo.

Saiba mais sobre o BYD Tan EV

Tela giratória tem 15,6″ (Foto: Divulgação)

O SUV 100% elétrico da montadora chinesa foi lançado no Brasil em fevereiro último. Os preços partem de R$ 519.990.

Entre seus principais atributos, o BYD Tan EV apresenta dois motores elétricos, um em cada eixo – 245 cv motor frontal e 272 cv motor traseiro. Isso proporciona potência combinada de 517 cv e o torque máximo de 69,3 kgf.m. O Tan está apto a atingir a velocidade máxima de 186 km/h (limitada eletronicamente) e a acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos.

Com o o modelo, a BYD introduziu, em sua linha de elétricos, a inovadora Blade Battery — células de lítio-ferro-fosfato (LFP) mais finas e com células de energia de 86,4 kWh. O BYD Tan EV pode ser recarregado de 30% a 80% em apenas 30 minutos em corrente contínua de 110 kW. A autonomia é de 430 km.

O design é moderno e atraente. Destaque para a parte frontal que conta com uma enorme grade preta composta por formatos retangulares. Os faróis contam com luzes diurnas (DRL) em LED e são interligados por uma faixa em cromo com o logo da marca ao centro. 

A traseira conta com lanternas contínuas que invadem a tampa do porta-malas e o perfil esportivo é complementado pela antena tipo barbatana de tubarão, rack de teto decorativo e spoiler acima da tampa do bagageiro. 

Ao todo , o SUV comporta até sete passageiros. Para isso, conta com comprimento de 4.870 mm, largura de 1.950 mm, altura de 1.722 mm e entre-eixos de 2.820 mm. As rodas são de 22”.

Quando o carro é usado na configuração de cinco lugares, a capacidade volumétrica do porta-malas é de 940 litros. Porém, quando configurado para acomodar os sete passageiros, o volume disponível é de 265 litros.

Destaque também para o bom nível de acabamento do interior e o alto nível de tecnologia embarcada. Couro e alcântara são encontrados nos bancos, painel e portas. Além disso, o modelo também conta com a inclusão de materiais soft touch (toque macio).

A tela de 15,6″ é a grande atração na cabine do TAN EV. A central multimídia é giratória, permitindo que condutor e passageiros definam a posição que melhor se encaixa para o momento.

A central ainda não conta com sistemas de pareamento do smartphone, como o Apple CarPlay. No entanto, de acordo com informações da montadora, o serviço já estará disponível a partir de setembro.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile