Em 2023 uma das principais surpresas do setor automotivo brasileiro foi a BYD. Cada vez mais popular por seus carros elétricos, a montadora chinesa agora contará com complexo industrial na Bahia. Confira!
BYD oficializa fábrica na Bahia
A Build Your Dreams ou simplesmente BYD tem virado referência no segmento de carros elétricos no Brasil e no mundo.
Como forma de se popularizar ainda mais por aqui, a fabricante chinesa anunciou nesta segunda (9) a inauguração de um novo complexo industrial na Bahia.
VEJA TAMBÉM
Com um aporte de R$ 3 bilhões, a greentech vai produzir carros elétricos e híbridos de alta tecnologia no estado nordestino.
Serão três novas fábricas que irão produzir chassis de ônibus, caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, e processar lítio e ferro fosfato.
A expectativa é iniciar a produção entre o fim de 2024 e o início de 2025, com capacidade instalada próxima dos 150 mil veículos por ano durante a primeira fase de implantação.
Inauguração
Com a presença do fundador e CEO Wang Chuanfu a BYD inaugurou, nesta segunda-feira (9), suas futuras unidades fabris no complexo industrial de Camaçari.
Também estiveram presentes na cerimônia o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Juscelino Filho (comunicações), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, entre outras autoridades federais, estaduais e municipais.
“Há 28 anos, a BYD começou como uma empresa chinesa de baterias e com grandes sonhos. Vimos que as alterações climáticas e o congestionamento nas cidades seriam os principais problemas que a sociedade enfrentaria e sonhamos que poderíamos gerar energia a partir do sol’’, afirmou Wang Chuanfu, CEO e fundador da BYD.
Ainda segundo Wang Chuanfu, o Brasil é um mercado incrivelmente promissor e pode ser um exemplo para o mundo no segmento de eletrificação.
Nova era
A oficialização da chegada da BYD no nordeste brasileiro é um divisor de águas para a indústria automotiva nacional.
O investimento na fabricação de veículos elétricos na Bahia contará com a mais alta tecnologia em local estratégico para a marca no país.
A produção nacional vai permitir preços ainda mais competitivos e, assim, gerar acessibilidade ao povo brasileiro, apaixonado por carros, a um sonho de consumo da era moderna: ter um veículo elétrico na garagem.
O novo complexo vai gerar 5 mil empregos e trará Camaçari de volta aos holofotes nacionais da indústria brasileira, transformando a cidade baiana em um polo de atração de diversos fornecedores ligados a toda cadeia produtiva.
Veja também: BYD Seal poderá ter variante com maior autonomia no Brasil