A greentech chinesa BYD anunciou um recall de aproximadamente 97 mil veículos elétricos e híbridos devido a um potencial risco de incêndio. Este é o maior recall da empresa.
BYD faz recall de 97 mil veículos elétricos e híbridos
De acordo com uma declaração da Administração Estatal de Regulamentação de Mercado (SAMR), a medida afeta os modelos Dolphin e Yuan Plus.
Uma investigação interna da BYD identificou o problema na fabricação de uma unidade de controle do sistema de direção. Essa falha pode, em determinadas condições, gerar calor excessivo e aumentar o risco de incêndio.
Segundo o (SAMR), os componentes do sistema de direção elétrica podem apresentar microfissuras, o que pode levar a curto-circuito.
Apesar do número de veículos e da gravidade, somente unidades produzidas e vendidas no mercado chinês podem apresentar o problema. Os modelos em questão foram fabricados entre novembro de 2022 e dezembro do ano passado.
Em nota divulgada à imprensa, a BYD esclareceu que o recall não inclui os modelos exportados para o Brasil.
“Sobre as informações do recall de alguns veículos elétricos Dolphin e Yuan Plus, a BYD Brasil esclarece que trata-se de medida relacionada exclusivamente a carros que circulam na China. São produções diferentes dos veículos para exportações, o que torna o tema apenas do mercado interno chinês, sem relação alguma com os modelos em circulação no Brasil”, afirma a montadora, em nota oficial.
Conforme apurou a Reuters, a solução é a instalação de uma correção física no sistema, possivelmente um isolante elétrico.
Embora a BYD seja a maior fabricante de eletrificados, o recall não é algo comum aos veículos elétricos e híbridos da BYD. Há poucos dias, a empresa comemorou os 9 milhões de carros produzidos e 1,64 milhão de vendas apenas no primeiro semestre de 2024.
O último recall da marca ocorreu em um pequeno lote de híbridos plug-in Tang em 2022 por conta de um defeito na bateria que também poderia causar incêndios.
Dolphin e Yuan Plus
Dolphin e Yuan Plus foram os dois modelos mais vendidos da BYD em 2023. Juntos representam 26% dos três milhões de carros vendidos no ano, segundo dados da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis.
No Brasil, o Dolphin foi o carro elétrico mais vendido de 2023 com 6.812 unidades emplacadas. O BYD Yuan Plus foi o segundo mais vendido no ano passado com 1.756 unidades.
Leia também:
Essa é a desvalorização de um BYD Dolphn após um ano de uso.