Cada vez mais inserida no mercado nacional, a BYD deu um novo passo para suas linhas de veículos no país e firmou parceria para blindar seus carros elétricos. Veja quais modelos.
Carros blindados da BYD
A Build Your Dreams é atualmente uma das principais marcas de carros elétricos com comercialização no Brasil.
Pensando nessa expansão, a montadora chinesa estabeleceu novo acordo com a Carbon, empresa de segurança automotiva, para blindar alguns de seus modelos mais populares.
Serão três modelos da BYD blindados pela empresa especializada: HAN, Song e Yuan. A Carbon já realizava a blindagem do TAN.
Aumento de vendas
A expectativa por trás do novo acordo entre BYD e Carbon é de que a montadora chinesa alavanque ainda mais seus números no país.
Projeta-se que a aliança pode representar um crescimento de até 300% até o final de 2023.
“Atualmente, cerca de 10% do total de veículos blindados pela Carbon são 100% elétricos. Já com relação a eletrificados, categoria que inclui também os híbridos, o número chega a 60%”, comenta Alessandro Ericsson, CEO da Carbon.
Blindagem
Para realizar a blindagem dos veículos elétricos, o processo é bem parecido com o dos carros convencionais.
Dessa forma, os materiais utilizados para o procedimento são principalmente: aço inox, placas de fibras de aramida e vidro blindado.
No entanto, o ponto de maior distinção da blindagem em veículos elétricos se dá pela desenergização do veículo, para desvinculação da bateria.
A ação ocorre para garantir a segurança do equipamento e das pessoas que realizam o serviço de blindagem automotiva em carros elétricos.
Etapas para processo de blindagem
- Check-list
- Autorização do Exército Brasileiro
- Desenergização do veículo (desvincular a bateria do carro)
- Medição e carregamento da bateria
- Desmontagem
- Aplicação de material balístico
- Montagem
- Elétrica
- Inspeção e testes
- Declaração de Blindagem do Exército Brasileiro
Blindagem afeta o desempenho do veículo?
Isso de fato pode ocorrer, já que a blindagem acrescenta peso extra ao veículo, porém, como forma de atenuar esse impacto a Carbon combina materiais de alto desempenho com placas de polietileno.
A junção dos materiais, principalmente por conta das placas de polietileno substituem o aço balístico, de modo a reduzir seu peso em até 80%.