BYD expande atividades na Suécia e na Alemanha

A chinesa BYD, especializada em veículos elétricos, se expande no mercado europeu. Em outubro, passa a atender clientes na Suécia e Alemanha.

A montadora chinesa BYD, especializada em veículos elétricos (EVs) anunciou sua expansão no mercado europeu. A partir deste semestre, a empresa atenderá clientes na Suécia e, também, na Alemanha. Para viabilizar as operações nesses países, a BYD escolheu a Hedin Mobility Group como parceiro comercial para os serviços de venda e pós-venda dos EVs da marca.

Nova operação da BYD em território europeu tem início em outubro

Concessionária multimarcas Hedin Bil na cidade de Akalla, na região de Estocolmo (Foto: Divulgação)

De acordo com a BYD, os clientes suecos e alemães poderão em breve conhecer as novidades e inovações tecnológicas da empresa. Estocolmo, capital da Suécia, será sede da abertura da primeira loja naquele país, que começará a funcionar em outubro.

Outras lojas serão abertas nos dois países até o final deste ano. Os primeiros veículos aos consumidores estão previstos para entrega a partir do quarto trimestre de 2022.

O Hedin Mobility Group é um dos maiores grupos de concessionárias privadas da Europa, operando mais de 230 lojas em oito países, incluindo a Alemanha, com uma significativa presença na Escandinávia. O grupo venderá os veículos da BYD na Suécia por meio de seu grupo de concessionárias Hedin Bil e por meio de concessionárias especialmente selecionadas na Alemanha.

“Estamos muito satisfeitos em oferecer tecnologias dentro de nossa gama inspiradora de automóveis elétricos para o público alemão e sueco. Acreditamos que o momento é perfeito para atender à demanda dos consumidores por soluções mais ecológicas”, destaca Michael Shu, diretor-geral da BYD Europe e da Divisão de Cooperação Internacional. 

“Nossa parceria com o respeitado Hedin Mobility Group tem um grande potencial. Juntos, estamos ansiosos para desenvolver um futuro de transporte sustentável em ambos os países”, afirma.

BYD está presente no Brasil desde 2015

Ônibus elétrico articulado da BYD em São José dos Campos (Foto: Divulgação/BYD)

A BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos em Campinas (SP). Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos. 

Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4). 

A empresa também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho) no país – em Salvador (BA), com o VLT do Subúrbio, e em São Paulo (SP), com a Linha 17 – Ouro. 

Em novembro de 2021, deu o primeiro passo para o início da comercialização de automóveis de passeio no País, com a apresentação do modelo SUV Tan EV e a nomeação da EuroBike como a primeira concessionária de automóveis elétricos da marca no Brasil. 

Em abril de 2022, a empresa lançou seu segundo automóvel elétrico no Brasil, o sedã premium HAN EV, ícone da marca. Ainda em abril, a BYD Energy inaugurou novas instalações e uma completa linha de módulos fotovoltaicos no mercado brasileiro.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile