BYD e 99 revolucionam o transporte em SP com 300 carros elétricos

A montadora chinesa BYD anunciou uma parceria que irá disponibilizar 300 carros elétricos a motoristas parceiros da 99 em São Paulo.

A montadora chinesa BYD anunciou na quarta-feira (5) uma parceria com a empresa de transporte por aplicativo 99. Elas irão disponibilizar 300 carros elétricos a motoristas parceiros na cidade de São Paulo, para locação entre julho e outubro deste ano.

Saiba como funciona a parceria da BYD com carros elétricos para motoristas parceiros da 99 em SP

Parceria irá disponibilizar o modelo elétrico BYD D1 EV a motoristas da 99 (Foto: Divulgação/BYD)

O modelo BYD D1 EV, que será usado na parceria, foi desenvolvido em conjunto com a também chinesa DiDi, proprietária da 99.

A parceria, que faz parte das ações da Aliança pela Mobilidade Sustentável, grupo empresarial criado e liderado pela 99 ao lado de outras 12 empresas de áreas diversas.

É válido ressaltar que ela antecipa em seis meses a meta original da plataforma de mobilidade urbana – a 99 planejava entregar mil carros elétricos até o final de 2023. 

Com isso, a 99 passa a oferecer a maior frota de veículos elétricos do País, tendo São Paulo como cidade pioneira da iniciativa.

Veja como vai funcionar

Os 300 automóveis estarão disponíveis para locação por motoristas parceiros da 99 entre os meses de julho e outubro. Eles contarão com parte do valor do aluguel subsidiado pela plataforma, como forma de tornar a iniciativa mais acessível aos profissionais.

De acordo com o diretor de Inovação da 99, Thiago Hipólito, será oferecido um bônus mensal de R$ 2 mil por carro alugado.

Hipólito destaca que o motorista que dirige carro elétrico pode obter uma redução no custo operacional de até 80%, em comparação a um carro a combustão.

O projeto conta com a atuação direta da Dahruj Rent a Car, locadora responsável pela aquisição dos 300 veículos.

Também estão envolvidos o banco Santander, que financiou a operação; e da IturanMob, eixo global de mobilidade da Ituran Brasil, especializada em monitoramento veicular – que será a plataforma tecnologia para a gestação da frota e do carregamento. Através dela os motoristas parceiros poderão locar os automóveis de forma digital e simplificada.

Pode ser interessante para você: Veja quais são os carros elétricos que serão fabricados na Bahia pela BYD

O Santander Brasil é o responsável financeiro da operação, e responsável pela condição especial de crédito para aquisição dos veículos.

O foco estratégico da instituição financeira, com sua entrada no grupo encabeçado pela 99, é fomentar a mobilidade elétrica.

BYD D1 EV será o carro elétrico  disponibilizado aos motoristas parceiros da 99

BYD D1 (Foto: Divulgação/BYD)

O BYD D1 EV, monovolume elétrico destinado a fins comerciais e desenvolvido em conjunto com a DiDi, estreou no Brasil no final do ano passado.

O modelo possui uma traseira direita deslizante direita deslizante de acionamento motorizado. Isso facilita a entrada e saída dos passageiros do compartimento traseiro.

A combinação de maior ângulo de abertura, assoalho plano e menor altura em relação ao solo (12,5 cm) também contribuem para o acesso de pessoas com mobilidade reduzida. 

BYD D1 EV é o carro ideal para apps de transporte

O BYD D1 EV possui espaço para cinco ocupantes e mede 4.390 mm de comprimento,1.650 mm de altura e 1.850 mm de largura, tendo entre-eixos de 2.800 mm.

Controlador de velocidade adaptativo, acendimento automático dos faróis, ar-condicionado Dual Zone, acesso por chave presencial e partida por botão são alguns dos equipamentos de conforto disponíveis no BYD D1 EV. 

“A BYD atualmente é a maior fabricante global de veículos verdes. Estamos trazendo para o Brasil um modelo de projeto de sucesso realizado em Shenzhen, na China, onde desenvolvemos o D1.

 A iniciativa aumentou a circulação de veículos elétricos na cidade, que agora representam 14% do total, correspondendo a 480 mil veículos.

Essa parceria com a 99 tem como objetivo promover mais sustentabilidade e tecnologia à mobilidade urbana local. Queremos expandir essa aliança para termos cada vez mais carros elétricos pelas ruas de São Paulo”, afirma Stella Li, CEO da BYD Américas.

Não saia sem saber: Início de produção da BYD no Brasil representa nova era no mercado de carros elétricos

A Aliança pela Mobilidade Sustentável e popularização dos carros elétricos

A BYD passou a fazer parte da Aliança pela Mobilidade Sustentável em julho de 2022.

Em um ano de atuação, a parceria entre as 12 empresas. Entre elas a BYD, Banco Santander, CAOA Chery, Movida, Unidas, Raízen, Enel X Way, EzVolt, Tupinambá Energia, Banco BV, Zletric. Juntas, elas já investiram mais de R$ 35 milhões.

A Aliança tem o compromisso de alinhar-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. A intenção é garantir acesso a energia limpa e acessível, além de tornar as cidades e comunidades mais inclusivas e sustentáveis.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile