BYD Dolphin ou GWM ORA 03 Skin: qual carro elétrico de R$ 150 mil comprar?

E aí, qual é melhor: BYD Dolphin ou GWM ORA? Será que é possível responder essa pergunta? É o que fizemos neste artigo que você deve ler caso ainda tenha dúvida!

Querendo ou não, existe uma disputa velada entre o BYD Dolphin ou GWM ORA. Afinal, ambos são carros chineses, elétricos, com preços muito parecidos e um kit bem próximo. No entanto, como veremos, existem diferenças cruciais que serão definidoras na tua compra!

O Dolphin chegou com tudo no Brasil em 2023, conquistando fãs por todo lado (Imagem: Divulgação/BYD)

BYD Dolphin ou GWM ORA 03 Skin: comparativo completo!

Motorização

  • Começando por dentro, o BYD Dolphin é equipado com um motor elétrico síncrono de ímã permanente posicionado na frente. Sua potência atinge 95 cavalos (cv), gerando um torque de 18,3 kgfm. A aceleração, por sua vez, o leva de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos.

  • O GWM ORA 03 Skin apresenta um motor semelhante, mas com 171 cv e um torque impressionante de 25,5 kgfm. Essa potência extra se reflete na aceleração de 0 a 100 km/h, que é consideravelmente mais rápida, levando apenas 7,5 segundos.

Mecânica

  • A suspensão do BYD Dolphin utiliza o sistema McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, combinado com rodas de 16″ e pneus 195/60. Seus freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira e o peso é de 1.405 kg.

  • Assim como no motor, o GWM ORA 03 Skin aqui adota o mesmo sistema de suspensão, mas com rodas maiores, de 18″ e pneus 215/50. Os freios também são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, mas o peso é um pouco maior, atingindo 1.540 kg.

Tamanho

  • Em termos de dimensões, o BYD Dolphin apresenta um comprimento de 4,12 m, largura de 1,77 m, altura de 1,57 m e entre-eixos de 2,7 m. Seu porta-malas possui capacidade para 245 litros.

  • Já o GWM ORA 03 Skin tem um comprimento de 4,23 m, largura de 1,82 m, altura de 1,6 m e entre-eixos de 2,65 m. Apesar das dimensões levemente maiores, seu porta-malas oferece um espaço menor, com 228 litros de volume.

Desempenho Elétrico

  • Por fim, o desempenho elétrico aqui é fator determinante na compra. Neste, o BYD Dolphin conta com uma bateria de 46 kWh, proporcionando uma impressionante autonomia urbana para um modelo de entrada, chegando a até 345 km.

  • Enquanto isso, o GWM ORA 03 Skin é equipado com uma bateria de 47,8 kWh, com uma autonomia urbana que fica no máximo de 277 km.

Veja também:Brasil pode ter carro elétrico de R$ 60 mil

Qual comprar: BYD Dolphin ou GWM ORA 03 Skin?

O ORA 03 Skin é estiloso e tem toda a qualidade da GWM por trás (Imagem: Divulgação/GWM)
  • Muitas vezes o preço é o fator final que dita nossa compra, mas aqui não poderemos nos apoiar nisso. Assim sendo, a avaliação cai para dois lados, basicamente: versatilidade VS motorização.

  • Primeiramente, o BYD Dolphin é mais prático, podemos dizer. Afinal, ele traz um porta-malas consideravelmente maior, além de muito mais autonomia que seu adversário neste comparativo.

  • O GWM ORA 03 Skin, por sua vez, traz uma motorização bem superior, com quase o dobro de potência e muito mais aceleração.

  • Além disso, o design dos dois também difere bastante. O modelo da BYD tem um visual hatch mais tradicional, enquanto o da GWM tem uma cara mais esportiva, ficando entre um Porsche e um MINI  Cooper.

  • Portanto, podemos definir que se você deseja um carro para o dia-a-dia e foco na praticidade, vá de Dolphin. No entanto, se busca uma opção elétrica mais esportiva e sofisticada, o ORA 03 Skin é para você!

Qual carro 100% elétrico mais barato do Brasil?

  • Hoje no Brasil o carro elétrico mais barato é o Caoa Chery iCar, no valor de R$ 119.000.

No fim, opte você por um BYD Dolphin ou GWM ORA, será uma bela escolha. Afinal, cada um tem suas potencialidades e os carros elétricos estão se mostrando ótimas compras no geral. Esperamos que este texto tenha lhe ajudado a conhecer melhor cada um e tomar a melhor decisão!

Escrito por

Adson Leonardo

Olá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.

wpDiscuz
Sair da versão mobile