BYD Dolphin Mini é sucesso na China e chega em breve no Brasil

BYD Dolphin Mini vende mais do que água na China e deve desembarcar no Brasil este ano. Saiba mais.

Programado para chegar ao Brasil este ano, o BYD Dolphin Mini, conhecido como Seagull na China, teve um desempenho impressionante em termos de vendas no país asiático em 2023. 

 

BYD Dolphin Mini chega ao Brasil este ano – Foto: Divulgação

 

BYD Dolphin Mini vende mais de 280 mil unidades na China

De acordo com o site Car News China, o subcompacto elétrico emplacou um total de 280.217 unidades ao longo do ano, destacando-se pelo rápido crescimento desde o início de sua comercialização em abril.

É mais do que o dobro do que registramos no Brasil com a Fiat Strada, que emplacou 120.603 unidades no ano passado. É claro que há diferenças quanto ao mercado, inclusive no que diz respeito aos preços. 

Enquanto o Seagull é vendido por variam entre 73.800 a 89.800 yuans, o equivalente a R$ 49.700 e R$ 60.500 na conversão direta, a Strada não sai por menos de R$ 100.990. Como o carro chinês ainda não chegou ao Brasil, esses preços são apenas ilustrativos. 

E o volume de vendas mensais do elétrico também impressiona, com o início modesto de 1.500 unidades no mês de lançamento. No entanto, já em maio, o modelo apresentou um aumento significativo nas vendas, passando para 14.300 carros. 

E em pouco tempo, o modelo caiu nas graças dos chineses, com vendas mensais na casa das 40 mil unidades já em setembro. Em dezembro, um novo recorde com o total de 50.525 unidades vendidas. 

O sucesso do Seagull na China se assemelha ao do irmão maior, o BYD Dolphin, que vendeu impressionantes 341.043 unidades ao longo de 2023. 

No Brasil, foram 4.561 carros emplacados de junho a novembro, tornando o carro elétrico mais vendido da história do país, mesmo com preços a R$ 149.800. Além disso, a perspectiva é de chegar a 6 mil, já que ainda não foram contabilizados os números de dezembro. 

Tamanho sucesso, mostra que os consumidores estão preparados para a a eletrificação e que o Dolphin Mini também pode fazer sucesso no país. 

O BYD Dolphin Mini

Pouco maior do que Renault Kwid e Mobi, o Dolphin Mini é um misto de boa autonomia, motorização forte para seu segmento, tecnologia embarcada e segurança. Algo difícil de se encontrar nos subcompactos vendidos por aqui. 

 

Interior Dolphin Mini – Foto: Divulgação

 

O destaque é o motor 100% elétrico capaz de entregar 74 cv de potência e 13,8 kgfm de torque, assim como a autonomia de 400 km no ciclo NEDC. Graças a bateria de 38,8 Kwh de capacidade. 

Entre os itens de série, vale mencionar os quatro airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de estacionamento com câmera de ré, controle de cruzeiro adaptativo, etc. 

O preço ainda é uma incógnita, mas deve variar entre R$ 100 a 130 mil reais. Não há nada confirmado, inclusive se estes itens de série estarão presentes no modelo brasileiro, que será importado já com a nova tributação para veículos elétricos. 

 

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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