BYD Dolphin Mini é sucesso na China e chega em breve no Brasil
BYD Dolphin Mini vende mais do que água na China e deve desembarcar no Brasil este ano. Saiba mais.
Programado para chegar ao Brasil este ano, o BYD Dolphin Mini, conhecido como Seagull na China, teve um desempenho impressionante em termos de vendas no país asiático em 2023.
BYD Dolphin Mini vende mais de 280 mil unidades na China
De acordo com o site Car News China, o subcompacto elétrico emplacou um total de 280.217 unidades ao longo do ano, destacando-se pelo rápido crescimento desde o início de sua comercialização em abril.
É mais do que o dobro do que registramos no Brasil com a Fiat Strada, que emplacou 120.603 unidades no ano passado. É claro que há diferenças quanto ao mercado, inclusive no que diz respeito aos preços.
Enquanto o Seagull é vendido por variam entre 73.800 a 89.800 yuans, o equivalente a R$ 49.700 e R$ 60.500 na conversão direta, a Strada não sai por menos de R$ 100.990. Como o carro chinês ainda não chegou ao Brasil, esses preços são apenas ilustrativos.
E o volume de vendas mensais do elétrico também impressiona, com o início modesto de 1.500 unidades no mês de lançamento. No entanto, já em maio, o modelo apresentou um aumento significativo nas vendas, passando para 14.300 carros.
E em pouco tempo, o modelo caiu nas graças dos chineses, com vendas mensais na casa das 40 mil unidades já em setembro. Em dezembro, um novo recorde com o total de 50.525 unidades vendidas.
O sucesso do Seagull na China se assemelha ao do irmão maior, o BYD Dolphin, que vendeu impressionantes 341.043 unidades ao longo de 2023.
No Brasil, foram 4.561 carros emplacados de junho a novembro, tornando o carro elétrico mais vendido da história do país, mesmo com preços a R$ 149.800. Além disso, a perspectiva é de chegar a 6 mil, já que ainda não foram contabilizados os números de dezembro.
Tamanho sucesso, mostra que os consumidores estão preparados para a a eletrificação e que o Dolphin Mini também pode fazer sucesso no país.
O BYD Dolphin Mini
Pouco maior do que Renault Kwid e Mobi, o Dolphin Mini é um misto de boa autonomia, motorização forte para seu segmento, tecnologia embarcada e segurança. Algo difícil de se encontrar nos subcompactos vendidos por aqui.
O destaque é o motor 100% elétrico capaz de entregar 74 cv de potência e 13,8 kgfm de torque, assim como a autonomia de 400 km no ciclo NEDC. Graças a bateria de 38,8 Kwh de capacidade.
Entre os itens de série, vale mencionar os quatro airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de estacionamento com câmera de ré, controle de cruzeiro adaptativo, etc.
O preço ainda é uma incógnita, mas deve variar entre R$ 100 a 130 mil reais. Não há nada confirmado, inclusive se estes itens de série estarão presentes no modelo brasileiro, que será importado já com a nova tributação para veículos elétricos.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.