BYD Dolphin Mini ‘brasileiro’ fica mais barato, mas abandona versão de 4 lugares

BYD Dolphin Mini nacional é mais barato, mas descontinua versão de 4 lugares. Descubra os detalhes do novo modelo montado no Brasil.

O BYD Dolphin Mini, agora montado no Brasil, chega com boas notícias para quem deseja um carro 100% elétrico, mas com um ajuste importante: a versão de 4 lugares, até então disponível, será descontinuada.

Essa mudança ocorre devido à nacionalização da produção, que já está em andamento na fábrica de Camaçari (BA). O modelo de 5 lugares, por sua vez, ficou mais barato, tornando-se ainda mais atraente para o mercado brasileiro.

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O que muda com a versão “brasileira” do Dolphin Mini?

BYD Dolphin Mini, agora montado no Brasil, oferece ao público uma versão mais acessível e com novos preços, especialmente para a configuração de 5 lugares.

Anteriormente, o modelo estava disponível por R$ 122.800, mas agora, com a montagem nacional, ele custa R$ 119.990, o que representa uma redução de R$ 2.810.

A versão de 4 lugares, que tinha sido uma das opções do modelo, será descontinuada assim que os estoques atuais se esgotarem, deixando a versão de 5 lugares como a principal no Brasil.

Como é o BYD Dolphin Mini?

O modelo da BYD é um compacto totalmente elétrico que entrega uma excelente performance e diversos recursos tecnológicos. Ele é ideal para quem busca uma opção mais acessível de veículo elétrico, com baixo custo de manutenção e sustentabilidade.

A motorização do carro é de 75 cavalos de potência, o que garante um bom desempenho na cidade, além de um torque de 13,8 kgfm.

Com aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 14,9 segundos, o modelo se destaca pelo equilíbrio entre potência e economia. O modelo é equipado com tecnologia de ponta, oferecendo itens como:

  • Seis airbags

  • Chave presencial com partida por botão

  • Painel de instrumentos digital de 7 polegadas

  • Central multimídia de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio

  • Câmera e sensores de estacionamento traseiros

Fábrica da BYD em Camaçari: o futuro da produção no Brasil

Os primeiros veículos a serem produzidos localmente pela BYD são o compacto Dolphin Mini e o utilitário esportivo Song Pro. A marca também anunciou que o sedã King será o próximo modelo a ser nacionalizado, com previsão de início da fabricação ainda em 2025.

Atualmente, os carros da montadora seguem o processo SKD (Semi Knock-Down), no qual os veículos chegam parcialmente desmontados da China e passam pela montagem final em território brasileiro. A unidade baiana já conta com mais de mil funcionários, e a expectativa é gerar mais de 20 mil empregos diretos e indiretos à medida que a operação for ampliada.

A fábrica ocupa, por enquanto, uma área de 156 mil metros quadrados, mas passará por uma grande expansão nos próximos meses. O plano completo inclui a construção de 26 galpões e a capacidade instalada para montar até 300 mil unidades por ano.

O valor total destinado ao projeto é de R$ 5,5 bilhões, sendo que R$ 1,4 bilhão já foi aplicado na primeira fase da implementação.

Quer fugir do BYD Dolphin Mini? Veja três elétricos que também valem a pena

JAC E-JS1 – preços a partir de R$ 132.900

Entre os hatches elétricos disponíveis no mercado, o JAC E-JS1 é uma das opções mais acessíveis. Lançado por aqui em 2021, o modelo chinês conta com motor elétrico de 62 cavalos e torque de 150 Nm. Isso garante desempenho razoável para a categoria, acelerando de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos, com velocidade máxima limitada a 110 km/h.

A autonomia, segundo o padrão PBEV, é de até 161 km. A versão EXT, com visual mais robusto, mantém o mesmo conjunto mecânico e é vendida por R$ 138.900. Já existem unidades do modelo 2023/2024 por cerca de R$ 126.900 no varejo.

Caoa Chery iCar – vendido por R$ 119.990

O iCar, da Caoa Chery, chegou ao Brasil com uma proposta compacta e urbana. Ele já custou quase R$ 140 mil, mas após o lançamento de concorrentes como o Dolphin e o Ora 03, seu valor caiu significativamente.

O modelo é equipado com motor elétrico de 61 cv e torque de 150 Nm. Sua velocidade máxima, que é atingida em 12,8 segundos, é modesta, mas suficiente para o dia a dia na cidade. A autonomia é de até 197 km com uma carga, conforme medição PBEV.

Renault Kwid E-Tech – atualmente R$ 99.990

Se a ideia é economizar, o Kwid E-Tech é o elétrico mais em conta vendido no Brasil. Ele estreou em 2022 com valor inicial de R$ 142.990, que chegou a subir, mas hoje está tabelado em R$ 99.990.

Importado da China, o subcompacto tem motor de 65 cv, acelera de 0 a 50 km/h em apenas 4,1 segundos e pode atingir até 130 km/h. Com uma carga completa, a autonomia chega a 185 km. A Renault já anunciou que o modelo passará por melhorias visuais e técnicas em breve por aqui.

Nota 

Conforme informado pela fabricante, os veículos da BYD disponíveis atualmente no mercado brasileiro ainda são importados. A produção em Camaçari (BA) teve início em caráter experimental.

Aproveite para conferir: Chevrolet já planejava trazer carros elétricos chineses antes da BYD chegar ao Brasil

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Vitória Marques
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