BYD Dolphin já é o carro da categoria mais vendido do Brasil: veja o ranking

BYD Dolphin já é o carro elétrico mais vendido do Brasil, pelo menos em agosto de 2023. Veja os números do hatch.

O hatch BYD Dolphin chegou oficialmente em junho e já é um sucesso de vendas. De acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos, o modelo está na liderança isolada na categoria de carros 100% elétricos (BEV) com 371 unidades emplacadas em agosto

BYD Dolphin

BYD Dolphin é o carro 100% elétrico mais vendido de agosto. Foto: Divulgação

BYD Dolphin é o carro 100% elétrico mais vendido de agosto

Parece pouco, mas os números são bem expressivos, principalmente para um carro que acabou de chegar ao mercado nacional.

Ainda por cima é chinês, que (querendo ou não), ainda causa uma certa desconfiança do consumidor brasileiro. 

Mas o Dolphin venceu essa desconfiança e já vende mais do que seus concorrentes diretos que já estavam no mercado a mais tempo.

O Chery iCar, por exemplo, emplacou somente 22 unidades, o que representa menos de 6% do total de emplacamentos do Dolphin. Já o Kwid e-tech nem apareceu no ranking de vendas.

E o sucesso não vem de hoje. De acordo com a marca chinesa, nos meses de junho e julho, o Dolphin estabeleceu um recorde histórico para os carros elétricos, alcançando a marca de 3 mil unidades vendidas no país. 

Em resumo, o BYD Dolphin é um hatch arrojado, com apelo urbano e bom desempenho. O destaque fica por conta da autonomia.

Segundo o Inmetro, as baterias de 44,9 kWh permitem percorrer 291 km com uma única recarga. Nas contas da empresa, essa autonomia ultrapassa os 350 km.

BYD dolphin interior

BYD Dolphin interior. Foto: Divulgação

BYD garante a liderança

Muitos brasileiros ainda não conhecem a BYD (Build Your Dreams” – ou seja, “Construa Os Seus Sonhos”), mas a chinesa já atua no mercado nacional desde 2015 com a montagem de ônibus elétricos em Campinas.

Hoje, a empresa se prepara para produzir seus modelos na antiga fábrica da Ford em Camaçari – BA. 

Apesar de estar no país há algum tempo, este parece ser o ano da montadora no país. Além do Dolphin, a marca garantiu o top 3 dos elétricos mais vendidos de agosto: Dolphin, D1, Yuan Plus. 

Juntos, os três modelos emplacaram 656 unidades: 371 do Dolphin, 153 do D1 e 132 do Yuan Plus. Se levar em consideração outros dois modelos no top 20, o Tan com 19 emplacamentos e o Seal com 14, este número aumenta para 689 vendas somente em agosto. 

É uma grande hegemonia, principalmente se levar em consideração o total das outras fabricantes (excluindo a BYD).

Se somarmos o top 20 das demais, o número é de apenas  364 unidades emplacadas no mês de agosto, ou seja, quase a metade dos emplacamentos da chinesa. 

Será que a BYD conseguiu conquistar o coração do brasileiro? Qual dos modelos da chinesa você queria na sua garagem?

Tem mais sobre a marca: Não gostaram? BYD fará mudança radical nos carros vendidos na Europa

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA