BYD derrota Honda na China com preços baixos e prepara pacote de benefícios para o Brasil

BYD derrota Honda na China com preços baixos e prepara pacote de benefícios para o Brasil em resposta a isenção do IPVA em São Paulo para carros híbridos.

Enquanto a BYD é sensação mundial, a Honda vê sua participação se fragmentando. Para se ter uma ideia, as vendas da Honda na China caíram 30,9% para 852.269 unidades, marcando a maior queda entre as as marcas japonesas no país. 

BYD derrota Honda na China 

A Honda vendeu menos de 1 milhão de unidades pela primeira vez em nove anos na China. A montadora se vê em uma queda de participação no mercado chinês, enquanto a BYD bate recorde atrás de recorde na venda de carros. 

A greentech chinesa vendeu 4,27 milhões de veículos de nova energia (NEVs – que incluem híbridos e elétricos) em 2024 — um aumento de 41,26% em relação a 2023. 

BYD derrota Honda na China em vendas - Foto: Divulgação
BYD derrota Honda na China em vendas – Foto: Divulgação 

Qual a chave para o sucesso da BYD? Preços competitivos, uma gama diversificada de veículos e tecnologia de ponta são alguns dos recursos da montadora para se tornar cada vez mais relevante no mercado. 

Já até superou a Tesla em vendas de carros 100% elétricos e volume de vendas no mundo. Em 2024, a empresa de Elon Musk vendeu 1,79 milhão de unidades, o que representa uma queda de 1,1%. 

BYD no Brasil

A BYD também está intensificando seus esforços para conquistar de vez o mercado brasileiro. Em 2024, a marca chinesa acumulou 76.713 emplacamentos no país — um crescimento de 327,68% em comparação aos 17.937 carros registrados em 2023.

O Song vendeu 27.689 no ano e é o veículo híbrido mais vendido do país. Só no mês de dezembro foram 5.239 unidades vendidas, ultrapassando modelos tradicionais no país, como o Jeep Compass.

Entre os elétricos, a BYD manteve-se imponente na liderança em 2024, com 73,4% de participação no mercado, ou seja, 7 em cada 10 carros elétricos vendidos no Brasil pertencem à marca.

O Dolphin Mini vendeu 21.945 unidades e é o carro elétrico mais vendido do país, seguido do Dolphin, que registrou 11.491 emplacamentos.

Dolphin Mini é o carro elétrico mais vendido na China e no Brasil  - Foto: Nicole Santana/ Garagem360
Dolphin Mini é o carro elétrico mais vendido na China e no Brasil  – Foto: Nicole Santana/ Garagem360

Quais oe benefícios que a BYD preparou pro Brasil?

A BYD anunciou a promoção de IPVA grátis para seus modelos híbridos plug-in Song, Shark, King, assim como 50% de desconto no IPVA para os modelos 100% elétricos em São Paulo (Dolphin, Dolphin Mini, Han, Seal, Tan, Yuan Plus e Yuan Pro

A ação é uma resposta a Lei 18.065, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado e sancionada pelo governador Tarcísio Freitas, que isenta o IPVA de veículos híbridos flex. Atualmente somente a linha Corolla Hybrid é elegível a isenção. 

Eai, já está preparado para comprar um BYD ou prefere um Honda? Responda nos comentários!

Leia também: Nissan e Honda trabalharão juntas a partir de 2026; Renault se pronuncia

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA