BYD anuncia Dolphin na Europa; compacto elétrico também é cotado para o Brasil

A BYD, montadora chinesa que é maior fabricante de veículos elétricos do mundo, anunciou a data de lançamento do compacto elétrico Dolphin na Europa. O modelo de entrada da linha BYD também é cogitado para desembarcar no Brasil ainda neste ano.

Saiba mais sobre a chegada do compacto elétrico BYD Dolphin

O BYD Seal (esq.) chega juntamente ao Seal na Europa (Foto: Divulgação/BYD)

O compacto Dolphin chegará à Europa acompanhado do sedã BYD Seal. A fabricante já comercializa no continente os SUVs Atto 3 e Tang, além do sedã Han.

O BYD Dolphin é um hatchback ágil e versátil, com bom nível de praticidade, eficiência, acessibilidade e autonomia. Por sua vez, o Seal é um sedã grande, altamente estilizado, esportivo e dinâmico, equipado com tecnologia avançada.

VEJA TAMBÉM

Os modelos serão os primeiros da série Ocean na Europa a adotar o conceito de design “Ocean Aesthetics”. Ambos são construídos na BYD e-Platform 3.0 de última geração. O Dolphin com tração dianteira possui uma bateria de fosfato de ferro de lítio de 60 kW. O Seal é equipado com uma bateria Blade de 82 kWh, e tem uma versão com tração traseira e outra com tração nas quatro rodas.

O BYD Dolphin é baseado na tecnologia Cell-to-Pack (CTP), enquanto o BYD Seal se beneficia da tecnologia evoluída Cell-to-Body (CTB). Isso significa que a bateria está integrada ao piso da carroceria, criando uma estrutura semelhante à de um sanduíche, incorporando a bateria Blade e a bandeja. 

O benefício da tecnologia CTB é que a carroceria do veículo é mais baixa para melhor aerodinâmica, ao mesmo tempo em que aumenta a rigidez da carroceria para maior segurança, com um design que oferece mais espaço na cabine devido ao volume reduzido da bateria. 

O BYD Seal, na versão AWD – com tração nas quatro rodas –,  possui um motor “8 em 1”, que integra a unidade de controle do veículo, sistema de gerenciamento de bateria, unidade de distribuição de energia, motor síncrono de ímã permanente, controlador do motor, transmissão, DC-DC e carregador de bordo. Esee tipo de integração oferece uma eficiência de sistema de 89%. Segundo a fabricante, o conjunto fornece uma potência combinada de 230/390 kW ou 312/530 cv.

Lançamento está programado para junho

O BYD Dolphin chegará à Europa em junho de 2023. O hatchback um alcance combinado de 427 km no ciclo WLTP.

O BYD Seal, por sua vez, chega às lojas europeias em setembro. O sedã esportivo estará à venda com uma bateria de 82 kWh, oferecendo uma autonomia WLTP de 520 km para a configuração de tração integral e de 570 km para a versão de tração traseira.

No Brasil, o Dolphin deverá ser o primeiro carro elétrico a sair da linha de montagem da futura fábrica da BYD na região metropolitana de Salvador-BA. Executivos da BYD Brasil e representantes do governo baiano embarcaram junto à comitiva do governo Lula à China, para negociar o investimento na nova unidade produtiva.

Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
Fechar
Sair da versão mobile