Tags

Notícias

Buscas por caminhões urbanos crescem 34% em 2020

Créditos: Pixabay

A procura por caminhões 3/4, categoria utilizada para circulação nos centros urbanos, subiu 34% em maio deste ano em comparação com o mesmo mês de 2019, segundo um levantamento da OLX Brasil. De acordo com a pesquisa, a alta em 2020 pode ser justificada pelo momento da pandemia de Covid-19.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Caminhões urbanos

Os chamados 3/4 são veículos de menor porte, semi-leves, usados para entregas rápidas e cargas mais leves. Por terem tamanho compacto, esses caminhões podem se locomover com agilidade em centros urbanos sem gerar grande impacto no trânsito e chegar a locais com acessos restritos à circulação de caminhões maiores, o que é ideal para pequenos empreendedores, como comerciantes, feirantes e produtores rurais.

LEIA MAIS: Cuidados com os pneus dos caminhões: saiba como rodar de maneira tranquila no cenário atual
Caminhões e ônibus: Mercedes tem financiamento sem entrada e com 6 meses de carência

“Com os desafios impostos pela pandemia, o brasileiro buscou alternativas para gerar renda. O crescimento das vendas online e o aumento das entregas em regiões urbanas impulsionaram a demanda pelos caminhões 3/4. O pequeno empreendedor viu neste modelo a oportunidade de continuar os seus negócios”, diz Marcos Leite, vice-presidente executivo da OLX Brasil.

A procura por caminhões em geral também cresceu na plataforma acima da média registrada para maio. “As buscas do mês comparadas à média de janeiro a abril tiveram aumento de 18%. No ano passado, esse aumento foi de 5%. A demanda expressiva por fretes neste período de pandemia está refletido no mercado de caminhões usados”, explica o executivo.

Ranking 

Confira o ranking dos cinco modelos mais buscados pelo consumidor na OLX em maio. Com exceção do MB 1620, todos os outros caminhões são considerados 3/4.

Posição

Modelo

Fabricante

MB 1620

Mercedes-Benz

MB 1113

Mercedes-Benz

F 4000

Ford

MB 608

Mercedes-Benz

MB 710

Mercedes-Benz

20 carros mais vendidos em maio

Segundo os dados da Fenabrave, maio foi mais um mês com queda nas vendas de automóveis. O número foi até um pouco melhor que em abril, com 56.639 emplacamentos (10,29% a mais, com carros e comerciais livres juntos), mas a queda é de 75,81% se comparado a maio de 2019, quando foram vendidas 234.147 unidades.

Apesar da brusca queda nas vendas, o Chevrolet Onix se manteve na liderança do ranking. A Fiat Strada, em terceiro no geral, foi outro destaque positivo do último mês, mesmo estando prestes a receber sua nova geração.

Na galeria, confira quais foram os 20 carros mais vendidos em maio de 2020.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.