Briga de picapes: Montana dá os primeiros sinais de ameaça ao reinado da Strada
Lançada em fevereiro, Chevrolet Montana se mostra uma ameaça ao reinado da Fiat Strada – há anos a picape mais vendida no mercado brasileiro.
A Fiat Strada lidera a lista dos veículos mais vendidos do País desde 2021 com relativa folga. No primeiro trimestre do ano, a picape vendeu cerca de 10% a mais do que o segundo colocado, o Chevrolet Onix. Entre as picapes, a liderança é ainda mais expressiva. Em em todo o ano passado, a diferença para a vice-líder, a Toro, também da Fiat, foi de mais que o dobro de unidades comecializadas. Porém, neste ano, surgiu um novo elemento que pode ameaçar o reinado da Strada. Entenda.
Chevrolet Montana mostra que reinado da Strada pode não ser mais absoluto
A picape Chevrolet Montana chegou no mercado brasileiro em meados do mês de fevereiro. Tão logo enxergou a concorrente, a Stellantis, proprietária da marca Fiat, reagiu: abaixou os preços das diversas variantes da Strada em até R$ 5 mil.
E não parou por aí: em março, a montadora decidiu que irá antecipar o lançamento da Fiat Strada 2024 para o início do segundo semestre deste ano, com mudanças pontuais, para fazer frente à nova rival na categoria de picapes compactas.
A Chevrolet Montana 2024 estreou com um motor 1.2 turbo de 133 cv de potência e 21,4 kgf.m de torque – números melhores que os do modelo da Fiat. Além disso, a nova picape tem consumo de combustível mais baixo em relação ao da líder de mercado.
Por isso, na versão 2024, a Strada virá com o motor 1.0 turbo flex, o mesmo que já equipa os SUVs Pulse e Fastback, e câmbio CVT nas versões topo de linha. A potência do novo propulsor chega a 130 cv e o torque é de 20,4 kgf.m –aproximando-se assim do desempenho da Montana.
Os números de mercado justificam a movimentação. No mês de março – o primeiro com vendas cheias do modelo –, a Montana vendeu 3.988 unidades. Se ainda ficou distante do desempenho comercial da Strada (9.935), ficou próximo da vice-líder Toro (5.607), mostrando o seu potencial para brigar com as picapes da Fiat.
Todos esses fatos demonstram que o reinado da Fiat Strada já não é tão absoluto como foi nos últimos dois anos.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.