Briga acirrada: Montana já supera Toro e vislumbra posição da Strada nas vendas

Montana já supera Toro em número de vendas no mês de março. Entenda como esta conta é feita e dicas de qual escolher.

A Chevrolet Montana já supera a Toro em vendas? O modelo chegou para acirrar ainda mais o mercado de picapes no país com 4,4 mil unidades vendidas desde seu lançamento. Em março, vendeu mais que a Fiat Toro, fazendo com que a concorrente ligasse o alerta, mas o alvo está ainda mais longe: a Fiat Strada. 

Montana já supera Toro em vendas e ganha espaço no mercado nacional de picapes médias Foto: Divulgação

Montana já supera Toro? Veja cenário

Primeiro temos que avaliar o cenário em que a Montana está à frente da Toro em vendas. Em março, o mercado de comerciais leves registrou um total de 40.409 unidades vendidas no país.

Deste total, 39,6% corresponde a vendas realizadas em varejo, ou seja, vendas diretas ao consumidor final nas concessionárias. Já os outros 60,40% representam as vendas diretas (feitas diretamente pelo fabricante de veículos).

Neste cenário, foram comercializadas 2.892 unidades da Montana, o que lhe deu o segundo lugar em vendas, atrás somente da Strada, com 3.051 unidades. 

O lançamento Chevrolet ficou a frente de modelos expressivos, como a Toyota Hilux com 2.837, da Ford Ranger com 1.560 vendas e da Fiat Toro, com 1.045 unidades vendidas.

Mas há um ponto-chave aqui que é o segmento. Enquanto Hilux e Ranger são picapes maiores, Montana e Toro estão no segmento de picapes médias, portanto são rivais em questão de mercado. 

O que pesa para o lado da Montana é o fator novidade. Trata-se de um modelo novo, com um preço atraente tendo em vista os valores praticados atualmente, enquanto a Toro já está no mercado desde 2016. 

Afinal qual escolher?

Essa é uma questão muito subjetiva, mas vamos fazer um pequeno comparativo para ajudar na escolha. 

Fiat Toro é líder no segmento de picapes médias, mas vê Montana crescer em vendas. Foto: Divulgação.

Começando pelo desempenho, que tem a Toro é vista como uma das referências em sua categoria. Ela conta com diversas opções de motorização, começando pelo motor 1.3 de 185 cvs (transmissão manual ou automática). Já a Montana é equipada com um motor 1.2 de 133 cvs, que pode ser associado a um câmbio manual ou automático de 6 velocidades. 

Apesar de não ter tanta potência quanto a Toro, a Montana tem um torque interessante para o seu tamanho, o que pode ser útil para atividades em estradas rurais ou off-road.

Além disso, tem a vantagem de ser mais ágil e fácil de manobrar em ambientes urbanos. Quanto ao consumo, a Montana vence com seus quase 13 km/l na estrada com gasolina, ante aos 6,8 da Toro na estrada com gasolina. 

Em relação ao espaço interno, a Toro é maior, portanto mais espaçosa mesmo para os ocupantes da parte de trás da cabine. Já a Montana é menor e mais compacta e seu espaço deixa a desejar para os ocupantes do banco de trás. 

No tocante à tecnologia, a Fiat Toro tem um sistema de infotainment um pouco mais sofisticado, com uma tela touch-screen de 10 polegadas e conectividade com Apple CarPlay e Android Auto. A Montana, por outro lado,vem com o sistema MyLink 3, com tela LCD touchscreen de 8, também compatível com Android Auto e Apple Car Play. 

Por fim, o preço. A nova Chevrolet Montana é mais barata do que a Fiat Toro, o que pode ser determinante na hora da escolha para alguns consumidores. Por R$ 121 mil você leva para casa esta belezinha, enquanto a Fita Toro mais em conta não sai por menos de R$ 146 mil. 

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile