Brasília ganha posto de combustível para veículos sustentáveis

Estrutura na capital nacional fica na sede da Anfavea e permite recarga de carros híbridos e elétricos

Renault Zoe foi o primeiro a ser carregado na nova estação de Brasília | Foto: Divulgação

Boa notícia para os moradores de Brasília, no Distrito Federal, que possuem automóveis híbridos ou elétricos: a cidade ganhou uma estação de carregamento de veículos na sede da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

A ação faz parte da parceria de uma parceria entre a entidade e as empresas AZ Energy, responsável pela montagem de um eletroposto na capital paulista, e Schneider Eletric. A novidade permitirá o abastecimento simultâneo de dois veículos, independentemente do modelo e da marca. Um Renault Zoe foi utilizado durante a inauguração para mostrar o funcionamento do serviço.

Desde 2005, o mercado de carros elétricos cresceu 24,9% ao ano no mundo inteiro. O número é expressivo ao ser comparado contra os apenas 3,1% de aumento na frota de veículos convencionais no mesmo período. Entre os países, os Estados Unidos ainda lidera como o maior mercado em termos absolutos, mas o Brasil viu o número de automóveis elétricos mais do que dobrar nos últimos dois anos e hoje conta com pouco mais de 4,7 mil unidades nas ruas.

Para Junior Miranda, diretor da AZ Energy, o gasto do consumidor com a recarga contribui para o crescimento nas vendas. “O custo do ‘combustível’ é bem inferior no carro elétrico, que também leva vantagem por ser uma solução totalmente ecológica”, diz.

Apesar de exaltar a tecnologia sustentável, o executivo admitiu que a redução de impostos na produção e a adição de incentivos à criação de infraestrutura de abastecimento são pontos essenciais para que o setor possa elevar seus números de forma considerável no próximo ano.

 

Escrito por

Rodrigo Loureiro

Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.

wpDiscuz
Sair da versão mobile