Brasília Amarela dos Mamonas estará em exposição em evento neste final de semana 

Brasília Amarela dos Mamonas em exposição no na 8ª edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBBA em Águas de Lindoia.

Quem é um pouco mais velho vai lembrar daquele fatídico dia em que os integrantes dos Mamonas Assassinas perderam a vida em um acidente de avião. Mas quem quiser matar um pouco a saudade da icônica Brasília Amarela dos Mamonas pode comparecer ao evento em Águas de Lindóia, que acontece entre os dias 8 e 11 de junho. 

Brasília dos Mamonas Assassinas foi carro usado pela banda. Foto: Reprodução/ Internet

Brasília Amarela dos Mamonas na 8ª edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBBA) de Águas de Lindóia 2023

O evento aberto ao público traz uma série de cinquentões que marcaram o setor automotivo brasileiro: Chevette, Brasília, Maverick, Chevette e Dodge Polara são alguns dos modelos em exposição na  8ª edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBBA) de Águas de Lindóia. 

Com visitação gratuita, o evento ocorre entre os dias 8 e 11 de junho, com visitação gratuita. Uma das principais atrações do evento é a VW Brasília Amarela de rodas gaúchas da banda Mamonas Assassinas.

Mascote do quinteto, o veículo que ainda está no nome do vocalista  Alecsander Alves, o Dinho, foi estrela do clipe da música “Pelados em Santos”. Depois de permanecer alguns anos abandonado em um ferro velho, o carro foi resgatado pela família de Dinho e restaurado para ficar do mesmo jeito de quando era usado pelo cantor. Dinho comprou a Brasília 77 do ex-sogro e customizou o automóvel, com para-choques de outros veículos e bancos cobertos por estampa animal print.

O evento terá atrações variadas e vai receber, em um espaço de quase 70 mil metros quadrados, ao menos 1.000 carros para exposição e venda, no jardim da Praça Adhemar de Barros, e público estimado de 500 mil visitantes. 

O carro lendário dos Mamonas, cujos integrantes morreram em um acidente de avião em 1996, é um dos exemplares de um projeto bem sucedido e emblemático da Volkswagen, um dos poucos hatches do mercado tratado pelo pronome feminino. Foram necessários três anos e ao menos 40 protótipos até a Brasília chegar ao mercado, em 1973. O Volkswagen Brasília foi batizado para homenagear a nova capital brasileira, criada 13 anos antes. 

A VW Brasília

Com o tema carro popular em alta, nenhum dos carros atuais representa tão bem esse termo quanto modelos mais antigos, como a Brasília da montadora alemã.

Ícone da Volkswagen, a Brasília foi o segundo carro projetado e construído fora da Alemanha (o primeiro foi o SP2). A Brasília foi projetada na mesma plataforma do Fusca e foi produzida entre os anos de 1973 e 1982. 

VW Brasília foi desenvolvida para o mercado nacional. Foto: Divulgação

O modelo foi desenvolvido para atender às necessidades do mercado brasileiro, na época em que o transporte rodoviário era uma das principais opções de locomoção no país. Apresentada um visual diferenciado, com frente pontiaguda, traseira reta e um espaço maior no porta-malas. 

Inicialmente, foi disponibilizada em uma versão básica, com motor de 1,5 litros e câmbio manual de quatro marchas. Com o passar do tempo a fabricante aprimorou o carro, tornando um dos mais sofisticados da época.

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile