Brasileiros estão dispostos a comprar carros autônomos
Pesquisa sobre a aplicação de inteligência artificial (IA) nos veículos conclui que brasileiros estão dispostos a comprar carros autônomos.
A plataforma de compra e venda online de veículos OLX avaliou, em parceria com a plataforma de pesquisa de mercado Mindminers, a percepção de consumidores sobre a inteligência artificial (IA) nos veículos. Segundo o estudo, 36% dos entrevistados estão dispostos a comprar carros autônomos.
Além de dispostos a comprar carros autônomos, brasileiros dizem confiar na IA
O termo e o conceito de IA já não são novidades para 92% dos respondentes. O levantamento também aponta que 80% crêem que a IA contribui para a segurança dos veículos.
Além disso, 70% dos participantes acreditam que a IA irá dominar o segmento automotivo em até dez anos.
“O uso da inteligência artificial nos veículos já é um tema cada vez mais em evidência no cotidiano dos brasileiros.
A segurança é o atributo central destacado pelos respondentes da pesquisa, bem como a melhoria da eficiência do automóvel e as possibilidades para o meio ambiente. O estudo traz um olhar sobre a receptividade a essa tendência tecnológica, trazendo insights para os negócios”, afirma Flávio Passos, vice-presidente Comercial de Autos do Grupo OLX.
Saiba mais sobre o assunto: Nova plataforma promete acelerar a criação de carros autônomos.
Carros autônomos e segurança
O levantamento também perguntou se os usuários aceitariam comprar um carro dirigido de forma autônoma. Metade respondeu que aceitaria, dependendo dos recursos e preços, enquanto 36% compraria definitivamente.
Apesar disso, ainda não há confiança predominante numa condução 100% automática, visto que 58% responderam que confiam nesse tipo de veículo desde que haja um motorista de apoio. Já 26% disseram que confiariam totalmente, sem auxílio humano na direção.
A pesquisa também aponta que 80% dos usuários brasileiros respondentes acreditam parcialmente ou possuem relativa confiança de que a IA traz segurança ao veículo.
Importância da IA nos veículos
Os usuários da plataforma também foram indagados sobre como entendem o uso da IA voltada para veículos. A maioria das pessoas (37%) visualiza todos os benefícios listados na questão, conforme mostra o gráfico abaixo:
Apesar disso, a possibilidade de um sistema inteligente, capaz de tomar decisões em tempo real, é o atributo mais reconhecido dentre os participantes (34%).
Metade dos respondentes (52%) acreditam que a presença de IA nos veículos é importante principalmente para a melhoria da segurança, seguido do monitoramento de falhas e problemas técnicos (46%), e da identificação de veículos e pedestres à frente (43%).
Ao avaliar a percepção de importância da IA nos automóveis com recorte de gênero, tanto homens quanto mulheres valorizam a melhoria na segurança dos veículos com a tecnologia.
No entanto, os homens têm uma ligeira inclinação maior do que as mulheres, somando 55% – enquanto elas representam 49% nesse aspecto. Para o gênero feminino se destacam os fatores como “personalização da experiência” (8 pontos percentuais acima do apontado pelos homens) e “reconhecimento de voz” (9 p.p. acima).
Futuro próximo
O gráfico a seguir aponta que, enquanto a maioria dos entrevistados têm expectativas sobre um futuro próximo de domínio da IA no setor, outros são mais cautelosos e preveem que a transição pode ser mais gradual e demorada.
Principais preocupações
Ao serem perguntados sobre quais são as maiores preocupações acerca do uso de IA no setor automotivo, a responsabilidade em caso de acidentes lidera com 62%, seguido pelo risco de segurança (60%) e pela dependência excessiva da tecnologia (53%).
O estudo aponta que 49% dos respondentes conseguem visualizar as possibilidades da IA para o meio ambiente. Porém, para 39%, essa associação ainda não é clara. O estudo também elencou uma nuvem de palavras mais citadas:
Outra percepção questionada aos usuários da plataforma é se as estradas brasileiras estão preparadas para os avanços dessa tecnologia. Para 83%, as vias não estão adequadas e precisam de investimentos.
Perfil do público entrevistado
O perfil do público entrevistado pela pesquisa é em sua maioria masculino (52%), sendo boa parte composto por indivíduos acima dos 41 anos (37%) – além de faixa de 31 a 40 anos (27%), de 25 a 30 anos (16%) e 18 a 24 anos (19%). A maioria dos participantes pertence à classe C (44%) e B (40%).
Quase metade dos entrevistados reside na região Sudeste (48%), seguido de Nordeste (23%), Sul (15%), Centro-Oeste (8%) e Norte (6%).
A pesquisa foi realizada de forma online em julho de 2023, com 300 pessoas que consomem conteúdo automotivo.
Saiba mais sobre o assunto: Marca cria subsidiária para desenvolver tecnologia de carros autônomos.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.