Brasileiro se dispõe gastar mais com carros quando eles oferecem tecnologia, diz pesquisa

De acordo com pesquisa, o novo perfil de compra do consumidor brasileiro, prefere pagar mais por carros com mais tecnologia embarcada.

A crescente alta do mercado automotivo brasileiro é consequência de diversos fatores. Entre eles, está a necessidade e a procura por carros com mais tecnologia e conforto embarcado, bem como os níveis elevados de conectividade. De acordo com pesquisa, o novo perfil do consumidor brasileiro está disposto a pagar mais pelo pacote.

Brasileiro está disposto a pagar mais caro por carros por mais tecnologia embarcada, é o que diz pesquisa (Foto: Pixabay)

Carros com mais tecnolgia: pesquisa aponta que brasileiro aceita pagar mais por mais por modelos mais completos

Fatores como inflação, crise de produção dos automóveis, e claro, o alto índice de tributos, são determinantes para que os carros registrem aumento de preço. No entanto, o novo perfil de percepção de compra do consumidor brasileiro também interfere no alto preço.

Itens de conectividade e o avanço cada vez mais rápido da tecnologia têm alterado e conquistado o perfil do consumidor brasileiro que possui ou tem a intenção de adquirir um veículo.

Dessa forma, as montadoras enxergam a necessidade de dispor de mais equipamentos nos modelos que são lançados.

Um bom exemplo disso é a nova linha do Renault Kwid, que foi lançada no início desse ano. Na época, a marca anunciou o encerramento da antiga versão de entrada do modelo. A configuração mais básica representava um mínimo percentual de vendas do subcompacto da marca.

Central multimídia é um dos itens mais procurados (Foto: Pixabay)

Novo perfil de consumidor: brasileiro está disposto a pagar mais por carros com mais tecnologia

De acordo com a nova pesquisa realizada pelo Webmotors Autoinsights, dos 5.480 entrevistados em âmbito nacional, 72% revelaram a intenção de investir mais por um carro que ofereça itens de conectividade a fim de ter mais comodidade e segurança.

“No passado, as pessoas que precisavam de um veículo, mas tinham um orçamento mais limitado, acabavam optando por adquirir um veículo mais básico, os chamados “carros de entrada”.

Com o avanço da tecnologia, percebemos uma mudança no perfil do consumidor. Hoje, o comprador entende que adquirir um carro com itens de conectividade pode se tornar um investimento com retorno na hora de vender esse veículo”, explica a CMO da Webmotors, Cris Rother.

Entre os itens apresentados durante o estudo, a central multimídia com espelhamento do celular tem a preferência de 61% dos brasileiros, seguida pelo sistema keyless para abertura das portas por aproximação (34%).

“Um zero-quilômetro básico hoje não sai da concessionária por menos de R$ 60 mil. Enquanto isso, um modelo usado em ótimo estado, com diversos itens que garantem a comodidade do motorista, acaba custando o mesmo preço”, compara Cris.

O wi-fi integrado ao carro também ganhou destaque na pesquisa, com cerca de 32% de interessados.

Já em relação aos itens de segurança, 4.309 consumidores responderam que os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro (63%) e o sensor crepuscular para acionamento automático dos faróis (36%) fazem toda a diferença no momento da decisão.

Diferenciais como sensores de movimento e câmeras também figuram como essenciais entre os entrevistados. Ar-condicionado e alarme não foram incluídos no levantamento porque já são considerados itens básicos.

Modelos com maior nível de segurança também são mais procurados (Foto: Pixabay)

 

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

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