Pesquisa aponta que brasileiro gasta mais com o carro do que com alimentação

Pesquisa mostra que brasileiro gasta mais com o carro que com comida. Confira aqui tudo sobre o levantamento e os números do setor.

Sabia que o brasileiro gasta mais com o carro que com comida quando o assunto é orçamento familiar? É o que mostra pesquisa recente, que demonstra tendência de crescimento nessas despesas. Os detalhes nós conferimos agora!

Com o maior número de vendas de carros, naturalmente o gasto médio sobre bastante (Imagem: Rebecca Cook/Reuters)

Brasileiro gasta mais com o carro que com comida, aponta pesquisa

A forma como as famílias brasileiras distribuem seus gastos passou por mudanças significativas nos últimos anos. Isso se corrobora mais uma vez graças a uma pesquisa recente do IPC Maps.

Isto porque esta lançou luz sobre o fato dos brasileiros gastarem mais com seus carros do que com suas despesas de comida.

Os dados revelam que essa inversão ocorreu a partir de 2020 e tem se mantido constante desde então.

As despesas relacionadas a veículos, consideradas na pesquisa, abrangem uma ampla variedade de itens:

  • Combustível
  • Consertos
  • Estacionamentos
  • Óleos
  • Acessórios
  • Peças
  • Pneus
  • Câmaras de ar
  • Lubrificação
  • Lavagens
  • Aquisição de veículos

O que leva a gastos maiores com o carro?

O estudo indica que o aumento nas despesas com veículos está relacionado a alguns fatores chave.

Por exemplo, o aumento da demanda por transportes via aplicativos e serviços de entrega.

Assim, essa mudança de comportamento de consumo leva motoristas a precisarem cuidar, e às vezes renovar, com mais frequência dos carros usados para o trabalho.

Além disso, os movimentos recentes no aquecimento da venda de carros adotadas no Brasil também alimentam os números.

Afinal, a aquisição de veículos entra na conta, e cada novo carro equivale a uma grande movimentação para toda a cadeia.

Mais gastos reflete bom momento do setor e seu crescimento

O cenário econômico atual e as projeções para o setor automotivo sugerem que essa tendência de gastar mais com carros do que com comida continuará crescendo nos próximos anos.

O gasto com peças, manutenção e acessórios entraram no levantamento (Imagem: iStock)

Afinal, o segmento automotivo está em um ótimo momento. Até o final de 2023 espera-se a movimentação de R$ 731,7 bilhões, representando um crescimento de 9,2% em relação a 2022.

Além disso, a frota de veículos – incluindo automóveis, ônibus, caminhões, motos, entre outros – deve ultrapassar a marca de 117 milhões em 2023.

Outro aumento significativo comparando com os 113,4 milhões de 2022.

Por fim, a expansão do setor automotivo também é evidente no aumento do número de lojas de comércio e reparação de veículos e artigos relacionados.

Este tipo de serviço cresceu cerca de 5,3% de 2022 para 2023. Assim, atualmente existem 909.122 empresas automotivas espalhadas pelo Brasil com todo tipo de serviço.

Como um povo amante de carros, não é de se espantar que o brasileiro gasta mais com o carro que com comida. Resta torcer para a chegada de modelos e serviços cada vez mais acessíveis, para que os números sejam recebidos com ainda mais entusiasmo.

Você pode tentar economizar com essas dicas: Gasolina mais cara? Veja 3 dicas valiosas para economizar combustível

Escrito por

Adson Leonardo

Olá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.

wpDiscuz
Sair da versão mobile