Brasileiro deve se despedir do icônico motor Fire da Fiat em breve

Mesmo quem não entende tanto assim de carro, certamente já ouviu falar daquele que é um dos itens mais conhecidos na indústria automotiva nacional: o motor Fire da Fiat, que deve sair de linha em breve. 

Brasileiro deve se despedir do icônico motor Fire da Fiat em breve
Foto: Divulgação/Fiat

Motor Fire da Fiat perto de se despedir

Quem já teve um carro da Fiat no Brasil provavelmente se deu conta de que o propulsor do veículo era ou é o motor Fire. 

Após quase 40 anos equipando os veículos do Brasil e do mundo, o motor Fire tem tudo pra se despedir muito em breve, ainda esse ano. 

Isso porque, naturalmente, o propulsor pertence a uma geração antiga de motores, quando não havia tantos estudos e principalmente combate aos poluentes da indústria automotiva. 

Dessa forma, o motor Fire da Fiat, assim como outros motores de épocas parecidas não se enquadrarão mais nas atuais legislações de controle de emissões. 

Brasileiro deve se despedir do icônico motor Fire da Fiat em breve
Stellantis já se movimenta para substituir motor Fire (Foto: Divulgação)

Proconve L8

Quando falamos de controle de emissões de poluentes por automóveis no Brasil, o Proconve L8 é a norma que regulamenta o segmento. 

O Programa de Controle de Emissões Veiculares entrará em sua oitava fase em 2025, quando o cerco ficará ainda mais fechado para motores a combustão e seus respectivos efeitos nocivos ao ambiente.

Dessa forma, a Fiat tem tudo para parar de produzir o motor Fire para não ser punido pela legislação, que será mais rígida a partir do próximo ano no país. 

Híbridos e elétricos ganham espaço

Com a política de controle de emissões cada vez mais rigorosa para os veículos convencionais à combustão, os modelos híbridos e elétricos passam a ser a saída de muitas montadoras no país. 

Nesse contexto, 2023 foi o melhor ano da história do segmento com 93.927 emplacamentos de veículos leves eletrificados, segundo a ABVE.

Ainda de acordo com Associação Brasileira de Veículo Elétrico, 2024 segue a mesma tendência de alta do setor e ao que tudo indica, marcará mais uma vez, a história recente do país. 

Em janeiro de 2024, 12.026 veículos leves elétricos foram comercializados, número muito superior a janeiro de 2023, quando haviam sido emplacados 4.503 modelos eletrificados. 

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Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.
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