Brasil tenta aprender com a China sobre o desenvolvimento de carros elétricos
Delegação brasileira com 15 empresas e entidades de mobilidade vai à China em busca de aprender sobre o desenvolvimento de carros elétricos.
Uma delegação brasileira formada por 15 empresas e entidades ligadas a eletromobilidade embarca no próximo sábado (12) para a China em busca de novos conhecimentos em tecnologia e desenvolvimento de carros elétricos, além de aprender práticas inovadoras relacionadas à mobilidade sustentável.
Veja como os brasileiros tentarão aprender sobre o desenvolvimento de carros elétricos
A delegação participará do “2023 Macao International Environmental Co-operation Forum & Exhibition” (MIECF), na China. O evento apresentará as principais novidades e soluções relacionadas à sustentabilidade, inovação e tecnologia, na área da mobilidade sustentável.
O MIECF, que será realizado na região autônoma de Macau entre os dias 17 e 20 de agosto, é reconhecido como um dos principais fóruns internacionais no campo da cooperação ambiental e sustentabilidade.
A exposição oferece uma plataforma única para o compartilhamento de conhecimentos, discussões e parcerias estratégicas, reunindo autoridades governamentais, líderes empresariais, acadêmicos e profissionais renomados de todo o mundo.
O objetivo principal da presença da delegação brasileira é ampliar o intercâmbio de experiências e conhecimentos sobre ciência, tecnologia e inovação no campo da mobilidade elétrica, que se encontra em franco avanço no Brasil.
Os brasileiros também esperam ajudar a promover Macau, onde também se fala português, como plataforma de novos negócios entre a China e as empresas de língua portuguesa.
“Contamos nessa delegação com algumas das principais empresas e entidades em busca de novas parcerias, novos negócios e novos investimentos que ajudarão a acelerar ainda mais o avanço da mobilidade elétrica no Brasil”, afirma Ricardo Guggisberg, presidente do Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável (IBMS) –que está coordenando a iniciativa da delegação brasileira.
As empresas e entidades que formam a delegação brasileira são: Octa Economia Circular, JR D, E-Volt Brazil, Electric Mobilty, solution4 fleet, Teleport group, ELLA, Ideia5, PLM Locadoras, ABLA, IBMS, VE Latino Americano, Bem Brasil Mídia.
O grupo participará de uma ampla programação, que abrange a visita à fábrica chinesa da GAC Aion, em Guangzhou – aonde são produzidos alguns dos EVs com maior autonomia do mercado, como o GAC Aion V LZ Plus – além de reuniões e apresentações durante o MIECF.
“Será uma oportunidade especial para apresentarmos as políticas e os avanços tecnológicos implementados no Brasil, além de estabelecer contatos com especialistas e investidores”, completa Guggisberg.
Salão da Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes
Empresas e entidades também participam, neste ano, do Salão da Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes (VE Latino-Americano 2023), que será realizado de 5 a 7 de outubro no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte. O evento promete trazer as principais novidades e tendências do segmento no Brasil e no mundo.
Confira também: Cinco motivos que fazem o carro elétrico chinês ser mais barato
Paralelamente, vai acontecer, nos dias 5 e 6 de outubro, o Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos (C-MOVE), que irá discutir as novas tecnologias, soluções e oportunidades ligadas à mobilidade elétrica, além de políticas públicas adotadas no Brasil e no mundo.
As inscrições para o Congresso estão abertas no Simpla.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.