Brasil na contramão: especialista explica contínuo aumento dos combustíveis

Veja o que diz especialista sobre a influência do aumento dos combustíveis na indústria brasileira
Veja o que diz especialista sobre a influência do aumento dos combustíveis na indústria brasileira (Foto: Pixabay)
publicidade

De acordo com Daniel Toledo, advogado e especialista em Direito Internacional, o valor do barril de petróleo está em queda, mas os reflexos não são vistos em solo brasileiro, onde o aumento dos combustíveis é contínuo. Veja os detalhes.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Veja o que diz especialista sobre a influência do aumento dos combustíveis na indústria brasileira
Veja o que diz especialista sobre a influência do aumento dos combustíveis na indústria brasileira (Foto: Pixabay)
publicidade

Mesmo com queda no preço do barril de petróleo, aumento dos combustíveis é contínuo

O brasileiro segue travando uma batalha diária com as bombas de gasolina, vendo os preços aumentarem frequentemente mesmo que o valor do barril de petróleo vá na contramão deste movimento e esteja em queda.

De acordo com Daniel Toledo, advogado que atua na área do Direito Internacional, as quedas no valor do barril de petróleo têm sido vistas nas bombas de combustível em solo norte-americano.

VEJA TAMBÉM

“Eu pagava aproximadamente US$ 5,20 no galão de gasolina. Da última vez que fui abastecer estava US$ 4,90 por galão. Ou seja, esse decréscimo que aconteceu nos últimos dias pôde, efetivamente, fazer a diferença no ato do pagamento”, revela.

publicidade

Por outro lado, mesmo com essa queda, a Petrobras autorizou o aumento nos valores de combustíveis no Brasil.

“Infelizmente, no Brasil o cenário não se movimenta da mesma maneira que em outros lugares, principalmente se comparado aos Estados Unidos e muitos países da Europa, que seguem na mesma linha de: subiu o preço do barril de petróleo, o combustível sobe junto. Baixou, deve seguir o mesmo movimento. Mas não é isso o que temos visto”, lamenta Toledo.

publicidade

Recentemente, uma legislação foi aprovada pelo Congresso Nacional, reduzindo o ICMS de combustíveis no Brasil. No entanto, não é isso o que a população tem presenciado nos postos.

“Quando uma lei é aprovada, infelizmente não significa que ela será, de fato, implementada. As instituições conseguiram diminuir o imposto nessa categoria, mas esse valor reduzido acabou se tornando lucro para postos de gasolina, que não repassaram a redução para o consumidor final”, relata o advogado.

Veja o que diz especialista sobre a influência do aumento dos combustíveis na indústria brasileira
Postos não repassam redução para o consumidor final (Foto: Pixbay)
publicidade

Reajustes no preço dos combustíveis refletem de forma negativa na indústria brasileira

O especialista em Direito Internacional afirma que os constantes aumentos geram reflexos negativos em toda a indústria brasileira.

“Conseguimos ver uma série de segmentos da economia sendo impactados. Quando o valor do combustível aumenta, sobem os preços de transportes, os caminhoneiros cobram mais caro no frete e, quando escolhem por manter os preços, reduzem suas margens de lucro e sofrem com os constantes aumentos em diversos setores.

Isso é um completo absurdo. Principalmente se tratando de uma empresa como a Petrobras, que deveria ser um patrimônio da população brasileira”, declara.

Para Toledo, os constantes aumentos atrasam o próprio desenvolvimento do País e seus cidadãos.

publicidade

“O brasileiro, cada vez mais, compra e vende carros populares, enquanto em outros países os veículos considerados ‘de luxo’ no Brasil, são comercializados frequentemente e a maioria da população pode ter acesso a esses carros, como o Corolla da Toyota ou o Cruze da Chevrolet, por exemplo.

Esses automóveis são vendidos a preços astronômicos, principalmente por conta dos impostos abusivos que são cobrados”, finaliza.

Veja o que diz especialista sobre a influência do aumento dos combustíveis na indústria brasileira
Aumentos refletem de forma negativa na Indústria (Foto: Pixabay)

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar