Brasil já tem estrutura para comportar frota de carros elétricos?
Brasil já tem estrutura para comportar frota de carros elétricos? Veja os números e perspectivas do setor.
O Brasil já tem estrutura para comportar frota de carros elétricos? Estamos dando nossos primeiros passos rumo à eletrificação da frota automotiva, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido para que os carros elétricos se tornem uma realidade acessível para a maioria da população.
Brasil já tem estrutura para comportar frota de carros elétricos?
Ainda há alguns desafios, sendo um dos principais a estrutura de recarga adequada, visto a crescente venda de carros elétricos nos últimos anos.
De acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, em 2023, foram vendidas 19.310 unidades de carros elétricos. Um aumento de 128% em relação a 2022, quando foram emplacados 8.458 veículos.
Os números de 2023 representam 0,9% da frota e a perspectiva da Anfavea é que em 2024 as vendas superem as 24 mil unidades, chegando a uma participação de 1,04% entre todos os veículos vendidos no país.
Essa crescente se deu principalmente pela maior oferta de carros chineses, como é o caso do BYD Dolphin, EV mais vendido de 2023 com 6.812 vendas em seus poucos meses de mercado, já que ele foi lançado em março.
Atualmente, são cerca de 78.100 veículos elétricos em circulação no país. Desse total, mais de 40.600 são de veículos leves ou carros de passeio (Dados da ABVE – Associação Brasileira de Veículos Elétricos).
E se tudo correr da forma que estamos vivenciando hoje, a frota deve passar dos 100 mil já em janeiro de 2025, considerando a projeção da Anfavea, podendo chegar a 3,3% do total de veículos em circulação.
Uma pesquisa conduzida pela Bright Consulting revelou que existem 4.230 unidades de carregadores públicos disponíveis no Brasil. A maioria, 1.121 pontos, está instalada no estado de São Paulo.
Dividindo o número de carros pela quantidade de postos de recarga, há 1 carregador público para 18,4 veículos eletrificados. Se levarmos em conta apenas os automóveis, da pouco mais 9,5 carros por carregador.
Parece ser suficiente agora, mas com perspectivas de crescimento cada vez maiores nas vendas, o Brasil pode sofrer com a escassez de pontos de recarga.
Marcas se mobilizam para ofertar carregadores
O principal nome na oferta de pontos de recarga é a Shell/ Raízen, que mantém um plano de instalação de carregadores rápidos em várias cidades brasileiras.
Além disso, firmou uma parceria com a BYD para a construir 600 novos pontos de recarga DC, somando mais 18 MW de potência em até 3 anos.
A Volvo também está se movimentando e já disponibilizou 35 instalações de eletropostos rápidos em estradas espalhadas por diversas regiões do país. A empresa já conectou 12.160 km de estradas com pontos de recarga.
Veja aqui a lista completa dos pontos de recarga da Volvo.
Apesar dos esforços, ainda estamos longe do ideal, sobretudo para a oferta de carregadores rápidos, do tipo DC. Atualmente são minoria entre os disponibilizados.
Precisamos de uma rede com mais de 160 mil carregadores públicos até 2030 se as perspectivas das entidades se concretizem. Será que conseguiremos atingir essa meta?
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.