Brasil emplaca 100 mil carros eletrificados; previsão é de crescimento

A ABVE anunciou que o mercado nacional atingiu 100 mil unidades de carros eletrificados, o que envolve elétricos e híbridos
A ABVE anunciou que o mercado nacional atingiu 100 mil unidades de carros eletrificados, o que envolve elétricos e híbridos (Foto: Freepik)
publicidade

Conforme as expectativas anteriores, o segmento de eletrificados atingiu 100 mil unidades emplacadas no dia 26 de julho. Agora, o levantamento mais recente aponta para uma frota de 100.292 unidades. Veja os detalhes.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

A ABVE anunciou que o mercado nacional atingiu 100 mil unidades de carros eletrificados, o que envolve elétricos e híbridos
A ABVE anunciou que o mercado nacional atingiu 100 mil unidades de carros eletrificados, o que envolve elétricos e híbridos (Foto: Pixabay)
publicidade

Carros eletrificados superam 100 mil unidades emplacadas

O presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, a ABVE, Adalberto Maluf, anunciou no último dia 28 que o Brasil superou, na última semana de julho, a marca histórica de 100 mil veículos eletrificados em circulação no país desde o início da série histórica, em 2012.

O anúncio ocorreu numa palestra no Instituto de Engenharia, em São Paulo, durante o 1º Debate IE/ABVE Sobre Eletromobilidade, que termina nesta sexta.

VEJA TAMBÉM

A meta esperada desde o início do ano foi atingida no dia 26 de julho, quando a frota eletrificada circulante chegou a 100.292 veículos leves, segundo o acompanhamento diário de emplacamentos feito pela ABVE, com apoio de empresas associadas.

publicidade

Somente no dia 26, por exemplo, houve 20 emplacamentos de veículos 100% elétricos (BEV), como o BYD Tan, Volvo XC40, Audi E-Tron e Fiat 500e, entre outros.

A ABVE anunciou que o mercado nacional atingiu 100 mil unidades de carros eletrificados, o que envolve elétricos e híbridos
BYD Tan está entre os modelos que foram emplacados perto das 100 mil unidades (Foto: Divulgação)
publicidade

Até 26 de julho, as vendas de eletrificados em 2022 já somaram 23.033 veículos leves, 31% a mais do que os 17.524 dos sete primeiros meses de 2021.

Esses números incluem os veículos elétricos híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e os elétricos a bateria (BEV); automóveis, comerciais leves, SUVs e utilitários.

Brasil tem potencial para mais, diz presidente da ABVE

O presidente da ABVE comemorou os resultados, mas reiterou que eles continuam abaixo do potencial do mercado brasileiro de veículos de baixa emissão.

publicidade

“Esses 100 mil são um grande destaque e mostram que o Brasil está no rumo certo, mas ainda falta muita coisa para a eletrificação avançar.

“Precisamos de uma política nacional de eletromobilidade, ou seja, de políticas públicas alinhadas e coordenadas entre o governo federal e os governos estaduais e municipais para incentivar a transição do veículo a combustão para o veículo elétrico”. Disse Adalberto Maluf.

Em sua palestra no Instituto de Engenharia, o presidente da ABVE apresentou os números recentes do mercado mundial para mostrar que as previsões sobre o ritmo de crescimento da eletrificação têm sido sistematicamente superadas.

Em 2021, houve um crescimento de 109% das vendas globais de veículos em relação ao ano anterior e hoje, nada menos do que 16 milhões de automóveis e comerciais leves elétricos circulam no mundo, além de 600 mil ônibus elétricos.

publicidade

Para este ano, a ABVE estima que as vendas globais de elétricos plug-in (BEV e PHEV) sejam ainda mais acentuadas, podendo chegar a 12 milhões de veículos, quase o dobro de 2021.

“O Brasil não pode isolar-se das cadeias produtivas globais do setor automotivo. O risco é o país perder ainda mais competividade internacional e tecnológica, deixar de gerar renda e não produzir novos empregos de qualidade”, conclui Adalberto Maluf.

A ABVE anunciou que o mercado nacional atingiu 100 mil unidades de carros eletrificados, o que envolve elétricos e híbridos
Presidente da ABVE afirma que Brasil tem potencial para mais (Foto: Divulgação)
publicidade

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar