Brasil é o País que mais compra carro chinês no mundo: parceria de sucesso?
Brasil é o País que mais compra carro chinês no mundo. Veja os números dos carros 100% elétricos e híbridos que chegam ao país.
O Brasil é o País que mais compra carro chinês no mundo. É o que aponta a Administração Geral de Alfândega da China, que considera principalmente os modelos destinados ao transporte de passageiros.
Brasil é o País que mais compra carro chinês no mundo
Em um marco histórico para o setor automotivo, o país se consolida como o principal importador de carros chineses do mundo, superando a Bélgica em um ranking que reflete a crescente eletrificação da frota nacional.
Entre janeiro e abril de 2024, o Brasil recebeu 88,32 mil unidades de veículos 100% elétricos e híbridos. Números ligeiramente maiores dos 88,16 mil exportados à Bélgica no mesmo período.
Em abril, mês em que alcançamos o topo do ranking das exportações chinesas, recebemos 40,9 mil unidades, muito próximo dos 47,4 mil embarcados em todo o primeiro trimestre do ano.
Vale ressaltar que, apesar da liderança em volume, a Bélgica ainda se mantém à frente no quesito valores brutos. De janeiro a abril, o país europeu importou US$ 2,38 bilhões em veículos chineses, ante US$ 1,84 bilhão do Brasil no mesmo período.
Outro ponto é que a Bélgica importa 98% de carros puramente elétricos, enquanto aqui mantemos uma paridade com os modelos híbridos. Considerando elétricos e híbridos, o percentual brasileiro é de 51% puramente elétrico e 36% de híbridos plug-in, que pode ser recarregado na rede elétrica domésticas ou em estações de carga rápida.
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Quantos veículos elétricos são vendidos no Brasil?
Esse cenário é impulsionado pela crescente demanda por eletrificados no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Veículos Automotores (ABAVE), as vendas em abril chegaram a 15.206 unidades, um crescimento de 12% em relação a março (13.613) e de 217% sobre abril de 2023 (4.793).
Mesmo em um momento em que o Brasil passou a tributar a importação de veículos elétricos e híbridos. Além disso, há um cronograma de aumento gradativo das alíquotas
Ou seja, não se pode atribuir essa tendência aos incentivos fiscais, mas sim a maior conscientização ambiental da população, necessidade de economizar com combustíveis fósseis, a expansão da oferta de eletrificados pelas montadoras e principalmente a expansão das montadoras chinesas.
Ainda assim, os custos são menores do que nos países membros da União Europeia, que recentemente taxaram em 38% a importação de carros chineses. Nos Estados Unidos foi pior, com taxação de 100% para os veículos.
Conjunto mecânico | ☆☆☆☆☆ |
Espaço interno | ☆☆☆☆☆ |
Tecnologia | ☆☆☆☆☆ |
Conectividade | ☆☆☆☆☆ |
Acabamento | ☆☆☆☆☆ |
Impressões ao volante | ☆☆☆☆☆ |
Vale a pena comprar? | ☆☆☆☆☆ |
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.