Brasil bate recorde de vendas e importação de carros elétricos
Brasil bate recorde de vendas e importação de carros elétricos. Veja os números e o que isso representa para o mercado nacional.
O ano de 2024 representa um novo capítulo na história do mercado na importação e venda de carros elétricos.
O mercado brasileiro de carros elétricos está em franca expansão, com vendas e importações atingindo números históricos, impulsionadas por fatores como maior oferta de modelos, queda nos preços, expansão da infraestrutura de recarga e conscientização ambiental.
Brasil bate recorde de vendas e importação de carros elétricos
De acordo com dados da Comex Stat, as importações destes veículos bateram recorde e atingiram quase US$ 1,6 bilhão — aumento de 107,7% em relação ao ano anterior.
As vendas também acompanharam esse ritmo, com crescimento de 89%, atingido a marca de 177.528 unidades comercializadas, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Só em dezembro, foram vendidos 21.634 carros.
Esse crescimento deve continuar avançando em 2025. É o que explica o especialista em comércio exterior e CEO da Tek Trade, Rogério Marin.
“A expectativa é que esse mercado continue em alta, impulsionado pelo comportamento do consumidor brasileiro, que tem buscado cada vez mais alternativas sustentáveis e econômicas. Mesmo com o aumento do Imposto de Importação, os carros elétricos representaram mais de 40% do total de veículos importados no ano passado, consolidando o Brasil como um mercado significativo e atraindo investimentos de grandes montadoras chinesas, como a BYD e a GWN, além da chegada de várias outras, tais como Zeekr e Denza”, explica Marin.
Segundo ele, diferentes fatores podem contribuir para isso, tais como:
- aumento da oferta (e da concorrência) de novos modelos
- entrada de novos fabricantes no mercado
- queda nos preços relativos dos veículos eletrificados em relação aos convencionais
- redução do desconhecimento do consumidor sobre o produto
- ampliação da infraestrutura de recarga
“Com o aumento dos eletropostos, especialmente fora dos grandes centros urbanos, assim como com a ampliação da rede de concessionários e modelos (cada vez mais acessíveis), aumenta entre os consumidores a percepção dos benefícios financeiros e ambientais dos veículos eletrificados, e a tendência é de que o segmento mantenha seu ritmo acelerado de crescimento”, acrescenta o especialista.
Avanço na infraestrutura de recarga
A expansão da infraestrutura de recarga em todo o país também desempenha um papel fundamental nesse cenário. Dados da ABVE apontam que em 2024, o número de eletropostos quase triplicou, passando para mais de 12 mil unidades em dezembro.
Com mais eletropostos disponíveis, os consumidores se sentem mais seguros para adotar carros elétricos, eliminando a preocupação com a autonomia e disponibilidade de pontos de recarga.
“Enquanto o Brasil avança na questão dos postos de recarga elétrica, algumas montadoras vêm apostando em veículos híbridos plug-in, que têm baterias e motores a gasolina”, explica Rogério Marin.
O que achou desse avanço? Responda nos comentários!
Leia também: Empresa lança solução de trajetos otimizados para carros elétricos no Brasil
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.