Brasil bate recorde de vendas e importação de carros elétricos

Brasil bate recorde de vendas e importação de carros elétricos. Veja os números e o que isso representa para o mercado nacional.

O ano de 2024 representa um novo capítulo na história do mercado na importação e venda de carros elétricos.

O mercado brasileiro de carros elétricos está em franca expansão, com vendas e importações atingindo números históricos, impulsionadas por fatores como maior oferta de modelos, queda nos preços, expansão da infraestrutura de recarga e conscientização ambiental. 

Brasil bate recorde de vendas e importação de carros elétricos

De acordo com dados da Comex Stat, as importações destes veículos bateram recorde e atingiram quase US$ 1,6 bilhão — aumento de 107,7% em relação ao ano anterior. 

As vendas também acompanharam esse ritmo, com crescimento de 89%, atingido a marca de 177.528 unidades comercializadas, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Só em dezembro, foram vendidos 21.634 carros.

Esse crescimento deve continuar avançando em 2025. É o que explica o especialista em comércio exterior e CEO da Tek Trade, Rogério Marin. 

“A expectativa é que esse mercado continue em alta, impulsionado pelo comportamento do consumidor brasileiro, que tem buscado cada vez mais alternativas sustentáveis e econômicas. Mesmo com o aumento do Imposto de Importação, os carros elétricos representaram mais de 40% do total de veículos importados no ano passado, consolidando o Brasil como um mercado significativo e atraindo investimentos de grandes montadoras chinesas, como a BYD e a GWN, além da chegada de várias outras, tais como Zeekr e Denza”,  explica Marin.

Importações e venda de carros elétricos batem recorde no Brasil - Foto: Nicole Santana/ Garagem360
Importações e venda de carros elétricos batem recorde no Brasil – Foto: Nicole Santana/ Garagem360

Segundo ele, diferentes fatores podem contribuir para isso, tais como:

  • aumento da oferta (e da concorrência) de novos modelos
  • entrada de novos fabricantes no mercado
  • queda nos preços relativos dos veículos eletrificados em relação aos convencionais
  • redução do desconhecimento do consumidor sobre o produto 
  • ampliação da infraestrutura de recarga

 “Com o aumento dos eletropostos, especialmente fora dos grandes centros urbanos, assim como com a ampliação da rede de concessionários e modelos (cada vez mais acessíveis),  aumenta entre os consumidores a percepção dos benefícios financeiros e ambientais dos veículos eletrificados, e a tendência é de que o segmento mantenha seu ritmo acelerado de crescimento”, acrescenta o especialista.

Avanço na infraestrutura de recarga

A expansão da infraestrutura de recarga em todo o país também desempenha um papel fundamental nesse cenário. Dados da ABVE apontam que em 2024, o número de eletropostos quase triplicou, passando para mais de 12 mil unidades em dezembro. 

Com mais eletropostos disponíveis, os consumidores se sentem mais seguros para adotar carros elétricos, eliminando a preocupação com a autonomia e disponibilidade de pontos de recarga. 

“Enquanto o Brasil avança na questão dos postos de recarga elétrica, algumas montadoras vêm apostando em veículos híbridos plug-in, que têm baterias e motores a gasolina”, explica Rogério Marin.

O que achou desse avanço? Responda nos comentários!

Leia também: Empresa lança solução de trajetos otimizados para carros elétricos no Brasil

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA